Paola Oliveira vive 'Uma Professora Muito Maluquinha'

Obra de Ziraldo ganha verso caprichada adaptada ao cinema e continua marcando geraes de brasileiros com seus personagens inesquecveis



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Ziraldo conversa com o repórter pelo telefone. Pelo tom entusiasmado de voz, dá para perceber, do outro lado da linha, seus olhos brilhando. Ziraldo está reencontrando o seu tempo perdido. "César (Rodrigues) e André (Alves Pinto) conseguiram recriar o momento mágico. Quando a Paola Oliveira (a Professora Muito Maluquinha do filme) entra na sala de aula, a expressão nos olhos da criançada é a minha, a nossa, quando Cate entrou na sala de aula."

 Jeremias, o Bom, Supermãe. Ziraldo criou muitos personagens inesquecíveis, que marcaram e continuam marcando gerações de brasileiros, mas dois, levados ao cinema, se destacam. O "Menino Maluquinho" e a "Professora Muito Maluquinha". O primeiro ganhou a tela num filme muito bonito de Helvécio Ratton e, depois, teve uma sequência assinada por Fernando Meirelles, na fase pré-"Cidade de Deus". A "Professora" ganha agora uma versão caprichada. O filme é muito legal. Tem algo do francês "O Pequeno Nicolas", de Laurent Thirard, adaptado das tiras de Sempé e Goscinny.

 Talvez não seja bem um filme para crianças, mas sobre crianças. O diretor Rodrigues, de "High School Musical - O Desafio" (versão brasileira da franquia da Disney), concorda com isso, em termos. "Mostramos a Professora para plateias de crianças e elas têm gostado muito. Inclusive, foi uma experiência muito interessante. Vimos crianças chorando, porque o filme as confronta com a dor da perda, sem ser depressivo", diz Rodrigues (e Alves Pinto concorda com ele).

continua após o anúncio

 Cinéfilo de carteirinha, Ziraldo tem muita gente da família que trabalha no cinema. Sempre que você vir um Alves Pinto, seja ator, diretor ou técnico, tem ramificações com a família. "Está no sangue", ele brinca. Veio dele a ideia de que Paola Oliveira fizesse a personagem que criou. "A Paola é a própria encarnação da Cate que conheci e coloquei no livro. Com aquele guarda-roupa lindo, ela fica mais bela ainda." E ele diz uma coisa muito sensível sobre o quarteto responsável pelo filme, os diretores Rodrigues e Alves Pinto, a atriz Paola e seu namorado, na arte como na vida, Joaquim Lopes, que faz o padre Juquinha. "Eles são todos doces e gente doce não faz filme amargo." Paola é o encantamento. No filme, chama-se Martina. "Você não imagina o que foi a sensação que meus colegas e eu tivemos quando aquela professora entrou na sala de aula. As professoras eram todas mais velhas, sisudas. Ela era uma menininha."

 Tão forte foi o efeito no imaginário de Ziraldo que ele recriou a "Professora Muito Maluquinha" com açúcar, com afeto. "Inclusive o método pedagógico dela foi uma criação minha. Na realidade, a Professora Maluquinha só queria brincar com a gente. Ela fechava a porta da sala de aula e só queria ler sua literatura cor-de-rosa, jogar joguinhos. No livro, dei mais consistência pro método dela."

continua após o anúncio

 A "Professora Muito Maluquinha" some no final, num gesto ousado que propõe uma espécie de retomada, ou revisão, do clássico "O Padre e a Moça", de Joaquim Pedro de Andrade. Lembram-se? Adaptado do poema de Carlos Drummond de Andrade, "Negro Amor de Rendas Brancas", o filme era sobre o jovem padre Paulo José que se envolve com a moça Helena Ignez. O filme antigo é em preto e branco - um poema de imagens de Mário Carneiro -, o desfecho é trágico. Esse novo 'padre e a moça' é mais luminoso. Assim como a Professora, Ziraldo também tomou liberdades com o Padre Juquinha. O da realidade voltou da Itália meio que simpatizante dos fascistas. A pegada, e o tom, do filme são outros. Um programa sob medida para antecipar o Dia das Crianças, na semana que vem. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247