Paes dá início a segunda etapa da Transcarioca

Nova fase comea com a construo de ponte estaiada que vai ligar o Fundo e a Ilha do Governador; percurso ser de 50 minutos, metade do tempo gasto hoje; o Mergulho do Campinho e a ampliao do Viaduto de Madureira, sero inauguradas em maio; ligao com os eventos mundiais que a cidade vai receber no nico motivo para a ao, disse ao rebater crticas



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rio_247 - "Esta é uma das obras de mobilidade que está em dia no país", disse o prefeito Eduardo Paes neste domingo (25), durante evento que deu início às obras da segunda etapa da Transcarioca, corredor expresso que ligará a Barra da Tijuca ao Aeroporto Internacional, na Ilha do Governador. Uma ponte estaiada sobre a Baía de Guanabara, que vai ligar o Fundão a Ilha do Governador, será a primeira obra. A Transcarioca deve ser concluída até o final de 2013. Em maio serão inauguradas outras duas importantes intervenções, o Mergulhão do Campinho e a ampliação do Viaduto de Madureira, da primeira etapa no trecho Barra da Tijuca - Penha, iniciada em 17 de março de 2011.

O prefeito do Rio também destacou a importância para a mobilidade urbana para a cidade do Rio de Janeiro. "A Transcarioca vai reduzir muito o tempo que as pessoas perdem se deslocando de suas casas até o trabalho. Hoje, para ir da Ilha do Governador até Santa Cruz, o cidadão perde cerca de três horas no trânsito. Com os BRTs, esse percurso será reduzido para cerca de 50 minutos. Isso é mobilidade urbana, é fundamental para a cidade", disse Paes

Paes disse que essas obras estão sendo feitas em prol do município e não apenas em função das Olimpíadas de 2016. “É uma obra para a cidade e para o povo que trabalha duro e que terá mais qualidade de vida, após a conclusão das obras.”

continua após o anúncio

Após o discurso, o prefeito e alguns convidados foram de balsa até uma plataforma localizada na Baía de Guanabara, onde foi fincado o primeiro bate-estaca da obra.

A estimativa é que a Transcarioca beneficie cerca de 400 mil passageiros por dia e reduza pela metade o tempo de viagem. Com 39 quilômetros de extensão, é o primeiro corredor de alta capacidade no sentido transversal da cidade. Serão construídas 45 estações, três terminais, três mergulhões, 10 viadutos e nove pontes (sendo duas estaiadas).

continua após o anúncio

Além dela, está em andamento na cidade do Rio a implantação de outros três BRT´s (corredores expressos de ônibus): Transoeste (que vai ligar Barra a Santa Cruz e Campo Grande que entra em operação no primeiro semestre de 2012; Transolímpica, via que vai ligar Barra a Deodoro e está em licitação; e a Transbrasil, ao longo da Avenida Brasil, ligando Deodoro ao Aeroporto Santos Dumont, cuja liberação de recursos foi anunciada esta semana pela presidente Dilma Rousseff, durante visita à cidade.

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247