“Os dignos vão ter apoio”
Com uma misso de altssimo grau de dificuldade, coronel Erir Ribeiro da Costa Filho assume comando-geral da PM disposto ao combate dentro e fora dos quartis contra os corruptos; coronel Ktia Neri ser primeira mulher a chefiar gabinete; eles conseguiro evitar a deteriorao da corporao?
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 – Foi uma escolha difícil para uma missão quase impossível. Ao indicar o coronel Erir Ribeiro da Costa Filho para o cargo de comandante-geral da PM, ontem, no final da tarde, o secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, passou a mensagem de que está disposto a fazer um amplo movimento de profilaxia na corporação. Todo o discurso de Costa Filho na entrevista coletiva que marcou sua nomeação foi neste sentido.
“O exemplo terá de vir de cima para baixo”, fez questão de registrar o novo titular, considerado uma ‘zebra’ entre os que concorriam ao cargo. “Aqueles que me conhecem vão perceber que os dignos vão ter apoio. Os outros... é a lei”, completou o coronel. Ao lado dele, tomaram posse na cúpula da PM a coronel Kátia Neri Boaventura, que será a chefe de Gabinete, e o coronel Alberto Pinheiro Neto, novo chefe do Estado Maior. Ele era um dos cotados para assumir o comando-geral. Katia, por seu lado, tornou-se, com a nomeação, a primeira mulher a ter posição na cúpula da PM.
O novo comandante-geral dedicou boa parte de sua entrevista para explicar quais serão seus critérios para a manutenção e nomeação de chefes de divisões da Polícia Militar. A exoneração, a pedido, do titular anterior, coronel Mário Sérgio Duarte, se deu, afinal, por ele ter nomeado para o comando do 7º BPM, em São Gonçalo, o coronel Cláudio Luiz Silva de Oliveira, preso agora em Bangu I sob acusação de ter planejado o assassinato da juíza Patrícia Aciolli.
“Para se comandar uma unidade, temos de saber tudo sobre os futuros comandantes”, disse o coronel Costa Filho. “É obrigação do comandante não aceitar policiais envolvidos em corrupção”.
Numa mensagem direta ao comandados, ele procurou ser didático: “Aqueles que me conhecem vão perceber que os dignos vão ter apoio. Os outros... é a lei. Ser digno não está na formação da escola ou da academia. Vem de berço. É da pessoa”.
Em seguida, destacou que a Corregedoria da PM deverá ter força renovada em sua gestão. “A Corregedoria terá de ser proativa. Quem for apanhado será responsável pelos seus atos”. A ver...
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247