Novo modelo de atendimento à emergências tem primeiro posto no Souza Aguiar

Nova Coordenao Regional de Emergncias do Centro tem apacidade para fazer at 500 atendimentos por dia e retira atendimentos de mdia e baixa complexidade do hospital; com investimentos de R$ 4,4 mi, ter 200 profissionais e funcionar 24 horas



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O prefeito Eduardo Paes inaugurou, nesta terça-feira (1), o novo modelo de atendimento nas emergências do Rio de Janeiro. A primeira unidade de Coordenação de Emergência Regional (CER) foi erguida ao lado do Hospital Municipal Souza Aguiar (HMSA). O projeto terá 30 leitos e será a nova porta de entrada da emergência, sendo responsável por receber e fazer o acolhimento dos pacientes. Os casos de baixa e média complexidade serão atendidos na própria unidade por uma equipe de médicos especialistas, segundo a Prefeitura. Apenas os casos de alta complexidade serão encaminhados à emergência do HMSA. Com a inauguração do novo sistema, a capacidade de atendimento na região será dobrada. Ainda este ano, a cidade contará com outras cinco novas unidades.

As unidades de pronto atendimento também funcionarão como uma coordenação de emergência regional, regulando esse tipo de leito em toda a área central da cidade para garantir vaga para pacientes com urgência de internação. As novas unidades funcionarão sempre ao lado de um grande hospital de emergência, com acesso a todos os tipos de exames.

Paes destacou que o objetivo é melhorar os atendimentos de emergência ao estabelecer ligacão entre os hospitais e os novos CERs.

continua após o anúncio

"O papel deste espaço é melhorar toda a rede de emergência, dando atendimento aos casos menos graves. Com a triagem, vamos deixar os hospitais cuidarem daquilo que, de fato, é a vocação deles, salvar vidas. Os casos de baixa e média complexidades serão atendidos nestas novas unidades. Em breve, teremos o mesmo modelo ao lado do Miguel Couto, depois do Lourenço Jorge e também vamos chegar ao Salgado Filho", disse o prefeito.

Com as CERs, as emergências municipais contarão com mais 192 leitos, com sistema de regulação próprio que permitirá o controle, distribuição e acesso aos leitos e serviços da região, garantindo assim atendimento, internação e exames, garante a Secretaria de Saúde e Defesa Civil do município.

continua após o anúncio

"Estamos preparados para fazer, pelo menos, 500 atendimentos por dia aqui nesta nova unidade. Mas, na verdade, os números do Souza Aguiar já são menores do que esse com a ampliação da rede básica das Clínicas da Família e com as UPAs. Ao final desse processo, teremos dobrado o número de leitos dentro de cada sistema de emergência", avaliou Hans Dohmann, secretário de Saúde e Defesa Civil.

Com investimentos de R$ 4,4 milhões, a unidade do Centro contará com cerca de 200 profissionais, sendo 50 médicos. A CER do Souza Aguiar tem 10 consultórios e disponibilidade para a realização de nebulização, suturas, curativos, exames laboratoriais e eletrocardiogramas.

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247