Mortes causadas pelo coronavírus em São Paulo estão 168% acima do número oficial

As mortes por coronavírus no município de São Paulo estão 168% acima do número oficial, segundo análise do epidemiologista da USP Paulo Lotufo

(Foto: REUTERS/Diego Vara)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - As mortes por coronavírus no município de São Paulo estão 168% acima do número oficial, segundo análise do epidemiologista da USP Paulo Lotufo. A análise foi feita com base em dados fornecidos ao G1 pelo Programa de Aprimoramento das Informações de Mortalidade (PRO-AIM) da Secretaria Municipal da Saúde.

Observando as mortes por causas naturais, praticamente não houve diferença nos números de janeiro e fevereiro - antes da pandemia chegar ao Brasil - em relação à média dos cinco anos anteriores. Em março, quando o coronavírus chega ao Brasil, houve 743 mortes a mais - 12,5% acima da média registrada no mesmo mês entre 2015 e 2019 - dentre as quais apenas 277 foram atribuídas oficialmente ao coronavírus e 258 suspeitas (casos de síndromes respiratórias).

continua após o anúncio

O médico também explica os excessos restantes: “quando você tem uma pandemia, há uma alteração total dos relacionamentos de saúde e doença”. “Uma característica especial deste vírus é um quadro mais grave para quem já tem, por exemplo, doença cardíaca. Essas pessoas iam viver por mais quatro, cinco, dez anos e acabam morrendo. Começa a haver competição pela atenção médica com outras doenças”, afirma.

Para ele, “mesmo que a razão imediata da morte seja outra, a causa de tudo não deixa de ser a Covid-19”, pois faltam vagas nos hospitais para tratar outros doentes ou acidentados.

continua após o anúncio

Leia a íntegra na reportagem do G1. 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247