Médicos de Bolsonaro falam em “tratamento clínico conservador”, sem citar cirurgia
Após exames feitos em São Paulo, médicos do Hospital Vila Nova Star, onde Bolsonaro está internado, informaram nesta noite que ele está sendo submetido a um “tratamento clínico conservador”
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Após ter sido submetido a exames no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, Jair Bolsonaro não deve passar por cirurgia de emergência, segundo informações dos médicos que cuidam do presidente na noite desta quarta-feira (14), noticia reportagem do Globo. Eles informaram que Bolsonaro está sendo submetido a um “tratamento clínico conservador”.
“Especialistas no sistema digestivo costumam usar essa expressão para uma abordagem clínica em que o intestino do paciente é deixado em repouso com uma sonda naso-gástrica. Durante o repouso, ele receberá hidratação. Caso o tratamento não seja suficiente para resolver a obstrução intestinal, ele pode passar por uma cirurgia”, explica a reportagem.
Confira a nota do hospital:
“O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, foi transferido na noite desta quarta-feira para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após passar por uma avaliação no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, e ser diagnosticado com um quadro de suboclusão intestinal. Após avaliações clínica, laboratoriais e de imagem realizadas, o Presidente permanecerá internado inicialmente em tratamento clínico conservador.”
Nesta noite, o deputado Eduardo Bolsonaro relatou que Bolsonaro “retirou um litro de líquido mais cedo do intestino, o que fez diminuir a dor. Mas ele ainda sente uma leve dor. Segundo relato dele, ele comeu caqui ontem e, à noite, passou a sentir fortes dores. A equipe médica diz que ele estava com uma alça do intestino dobrada, 'entupida'. Mas, agora, ele está em observação para avaliar se opera ou não. Há chances de esta alça desentupir sozinha, naturalmente, porém ele poderá passar por outra cirurgia. Os médicos dizem que ele não pode esperar muito tempo, porque sempre há o receio de ocorrer alguma infecção. O presidente está com uma sonda nasogástrica, em jejum".
Interlocutores de Bolsonaro afirmaram que seu quadro de saúde seria "grave" e requereria "muitos cuidados". Médicos teriam retirado 1 kg de conteúdo fecal de Bolsonaro por meio de sonda no nariz.
Internação
Bolsonaro deu entrada de madrugada no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, com fortes dores abdominais. Em nota pela manhã, a Secom disse que a hospitalização se deu por orientação de sua equipe médica para determinar a origem do soluço recorrente que vem atingindo o presidente.
A decisão de levar Bolsonaro a São Paulo foi tomada pelo cirurgião Antonio Macedo, que operou Bolsonaro algumas vezes depois da cirurgia de emergência a que ele se submeteu na Santa Casa de Juiz de For a (MG) logo após levar uma facada durante um evento da campanha eleitoral de 2018.
Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247