Linha 4 do Metrô tem construção autorizada

Deciso unnime da Comisso Estadual concede licena ambiental prvia para obras do trecho sul; Rio Barra S/A inicia a construo neste semestre;a nova linha vai ligar a zona sul Barra da Tijuca;300 mil pessoas sero transportadas por dia



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A licença ambiental prévia para as obras da Linha 4 do Metrô no Rio de Janeiro foi concedida, por unanimidade, pela Comissão Estadual de Controle Ambiental (Ceca), na tarde desta sexta-feira (13). As intervenções no trecho Sul, que liga Ipanema à Gávea, começam ainda no primeiro semestre de 2012.

 

Em sessão pública no Instituto Estadual do Ambiente, (Inea) nesta tarde, os 12 conselheiros do Ceca, aprovaram a licença após avaliação do Estudo de Impacto Ambiental e as duas Audiências Públicas realizadas pela Rio Barra S/A. A partir de agora, a concessionária terá que apresentar o Plano Básico Ambiental ao Inea e cumprir as demais condicionantes estabelecidas na licença prévia. O projeto da nova linha liga a zona sul da cidade à Barra da Tijuca, em dois trechos - sul e oeste.

continua após o anúncio

Na região sul serão construídas quatro novas estações e um túnel subterrâneo da Gávea à Praça General Osório. Esperada há 13 anos, a Linha 4 do metrô vai transportar mais de 300 mil pessoas por dia e retirar das ruas cerca de 2 mil veículos por hora/pico. No parecer, o Ceca solicita também que a estação da Gávea seja construída em dois níveis, permitindo uma futura ligação com a estação de Botafogo em trajeto que passará por Jardim Botânico e Humaitá.

As obras para levar o metrô da Zona Sul até a Barra da Tijuca vão interferir no trânsito e interditar, a partir do início do ano que vem e por tempo ainda indeterminado, o acesso do público às praças Antero de Quental (Leblon) e Nossa Senhora da Paz (Ipanema); e ao Jardim de Alah, onde serão construídas as novas estações. O trecho aprovado já foi modificado pelo Governo do Estado.Como alternativa de uma estação na Praça Santos Dumont, na Gávea, o estado decidiu fazer as obras no estacionamento da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), que também terá o acesso fechado ao público durante a obra.

continua após o anúncio

Com a nova linha, o passageiro poderá utilizar todo o sistema metroviário da cidade com uma única tarifa. Iniciadas em junho de 2010 pela Barra da Tijuca, na zona oeste, as obras serão concluídas em dezembro de 2015. Nos dois trechos, oeste e sul, serão seis novas estações e 16 quilômetros de extensão. O trajeto foi proposto para atender ao maior número de passageiros e integrar mais áreas da cidade.

Quando a construção estiver pronta, com as licenças de instalação e operação para o trecho Sul aprovadas, serão iniciadas, simultaneamente, as escavações das quatro novas estações na Zona Sul: Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental e Gávea. Todas precisam ser escavadas ao mesmo tempo para a passagem do Shield (“Tatuzão”), equipamento que vai perfurar os túneis subterrâneos na Zona Sul, sem a necessidade de abrir valas na superfície e ao longo das ruas. Um “Tatuzão” deste porte será utilizado pela primeira vez em uma obra na América Latina, operando a cerca de 12 metros abaixo do solo, de forma silenciosa, e sem impacto para a população.

continua após o anúncio

 

 

continua após o anúncio

 

 

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247