Liminar suspende 580 demissões na Caoa Chery em Jacareí (SP)

Decisão em caráter liminar determina que montadora chinesa restabeleça contratos de trabalho

Fábrica da Caoa Chery em Jacareí (SP)
Fábrica da Caoa Chery em Jacareí (SP) (Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A Justiça do Trabalho atendeu a um pedido feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos e determinou, em caráter liminar, a suspensão de 580 demissões anunciadas pela Caoa Chery no município de Jacareí, em São Paulo. 

O juiz Lucas Cilli Horta, da 2ª Vara do Trabalho de São José dos Campos, estipulou prazo de cinco dias para a empresa restabelecer os contratos de trabalho. Caso desrespeite, a montadora chinesa terá de pagar R$ 50 mil diários em multa.

continua após o anúncio

“Deverão ser imediatamente restabelecidos os contratos de trabalho abrangidos por esta decisão, com efeitos retroativos à data de dispensa, bem como restabelecidas as obrigações contratuais pertinentes”, escreveu o magistrado.

A Caoa Chery anunciou no início deste mês que irá interromper a produção na fábrica de Jacareí para adaptar a unidade à produção de carros híbridos e elétricos até 2023. 

continua após o anúncio

Os trabalhadores foram informados da dispensa por email e telegramas, sustenta o sindicato. Eles rejeitaram a proposta de pagamento de 7 a 15 salários nominais a título de indenização, e o sindicato tem proposto um layoff (suspensão temporária do contrato de trabalho) de cinco meses com estabilidade e salários integrais. 

Fechamentos no Vale do Paraíba

RBA - Em janeiro do ano passado, a Ford anunciou que encerraria atividades produtivas no país, fechando as fábricas de Taubaté, Camaçari (BA) e Horizonte (CE). Já havia fechado a unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, em 2019. Em Taubaté, foram 830 demitidos – a fábrica tinha mais de 50 anos.

continua após o anúncio

Em abril de 2021, foi a vez de a LG informar o fechamento da unidade de Taubaté, como parte de uma decisão de acabar com a produção global de celulares. O setor de monitores e notebook foi para Manaus (AM). Ficaram 300 funcionários do call center e serviços e mais de 700 empregos diretos foram eliminados.(Com informações da CartaCapital). 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247