Liminar suspende 580 demissões na Caoa Chery em Jacareí (SP)
Decisão em caráter liminar determina que montadora chinesa restabeleça contratos de trabalho
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A Justiça do Trabalho atendeu a um pedido feito pelo Sindicato dos Metalúrgicos e determinou, em caráter liminar, a suspensão de 580 demissões anunciadas pela Caoa Chery no município de Jacareí, em São Paulo.
O juiz Lucas Cilli Horta, da 2ª Vara do Trabalho de São José dos Campos, estipulou prazo de cinco dias para a empresa restabelecer os contratos de trabalho. Caso desrespeite, a montadora chinesa terá de pagar R$ 50 mil diários em multa.
“Deverão ser imediatamente restabelecidos os contratos de trabalho abrangidos por esta decisão, com efeitos retroativos à data de dispensa, bem como restabelecidas as obrigações contratuais pertinentes”, escreveu o magistrado.
A Caoa Chery anunciou no início deste mês que irá interromper a produção na fábrica de Jacareí para adaptar a unidade à produção de carros híbridos e elétricos até 2023.
Os trabalhadores foram informados da dispensa por email e telegramas, sustenta o sindicato. Eles rejeitaram a proposta de pagamento de 7 a 15 salários nominais a título de indenização, e o sindicato tem proposto um layoff (suspensão temporária do contrato de trabalho) de cinco meses com estabilidade e salários integrais.
Fechamentos no Vale do Paraíba
RBA - Em janeiro do ano passado, a Ford anunciou que encerraria atividades produtivas no país, fechando as fábricas de Taubaté, Camaçari (BA) e Horizonte (CE). Já havia fechado a unidade de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, em 2019. Em Taubaté, foram 830 demitidos – a fábrica tinha mais de 50 anos.
Em abril de 2021, foi a vez de a LG informar o fechamento da unidade de Taubaté, como parte de uma decisão de acabar com a produção global de celulares. O setor de monitores e notebook foi para Manaus (AM). Ficaram 300 funcionários do call center e serviços e mais de 700 empregos diretos foram eliminados.(Com informações da CartaCapital).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247