Kataguiri anuncia processo contra pessoas e veículos de imprensa por imputação de apologia ao nazismo após caso Flow
O deputado que defendeu a legalização de um partido nazista no Brasil anunciou processos contra 17 perfis em redes sociais
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) anunciou processará 17 responsáveis por perfis em redes sociais e quatro veículos de imprensa que, de acordo com o parlamentar, lhe imputaram falsamente o crime de apologia ao nazismo, após a entrevista dele concedida ao Flow Podcast no último dia 7.
De acordo com a coluna Painel, publicada nesta segunda-feira (14), entre os alvos estão o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP), o ex-deputado Jean Wyllys, a filósofa Márcia Tiburi, o historiador Jones Manoel, o jornalista Palmério Dória, o youtuber Henry Bugalho, além dos responsáveis por perfis como @bolsoregrets e @jornalismowando.
Kataguiri quer o direito de resposta a quatro veículos de imprensa, além de indenização: Band News, Nexo Jornal, The Intercept Brasil e Blog da Cidadania. Ele os acusa de distorcer o que ele disse no Flow Podcast.
O deputado também pretende processar os donos dos perfis @thiagoresiste (Thiago Brasil), @samadeu (Sergio Amadeu), @conservadora191 (Rosa Conservadora), @marcelloneves72 (Marcello Neves), @vedaytos (Veronica), @flaviamaynarte, @dilmaetaon, @srivotril (Senhora Rivotril) e @brazilfight (FamíliaDireitaBrasil).
>>> Internautas se revoltam com Monark por defender a existência do nazismo: "deveria estar preso"
"É justo e necessário que a tentativa organizada de assassinar a reputação do deputado por parte dos agentes citados abaixo leve à condenação e, por consequência, indenização como resultado de seus atos", diz nota de Kataguiri.
"Cabe ressaltar que o nazismo jamais deve ser relativizado. Trata-se de um dos mais horrendos crimes cometidos na história da humanidade. Utilizá-lo como arma política para destruição de reputação de adversários políticos é um tremendo desrespeito não apenas com os sobreviventes do Holocausto, mas também com a comunidade judaica como um todo", complementou.
Entenda o caso
Na entrevista ao Flow Podcast, o deputado Kim Kataguiri afirmou que acha errado a Alemanha criminalizar o nazismo. O parlamentar fez o comentário após o então apresentador Monark defender o reconhecimento legal de um partido nazista.
>>> “Defender nazismo não é liberdade de expressão”, rebate embaixada da Alemanha
Outra entrevistada, a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP) rebateu e questionou se Kim achava errado a Alemanha ter criminalizado o nazismo.
"Kim, você acha que é errado a Alemanha ter criminalizado o nazismo?", questionou Tabata, ao que o parlamentar respondeu: "acho".
A PGR abriu apuração contra Monark e Kataguiri por apologia ao nazismo.
Monark foi demitido do Flow Podcast.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247