Justiça paulista condena Paulo Galo por incendiar estátua de Borba Gato durante protesto

Pena de 3 anos de prisão imposta ao ativista Paulo Roberto da Silva Lima, conhecido como Paulo Galo, foi substituída pela prestação de serviços comunitários

Paulo Galo
Paulo Galo (Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O motoboy e ativista Paulo Roberto da Silva Lima, de 33 anos, conhecido como Paulo Galo, foi condenado a 3 anos de prisão em regime aberto por incendiar a estátua do bandeirante Borba Gato, em São Paulo, durante um protesto em 2021. A pena, porém, foi substituída pela prestação de serviços comunitários. Ainda cabe recurso da decisão.

Segundo o juiz Eduardo Pereira Santos Junior, da 5ª Vara Criminal Central de São Paulo, Galo extrapolou o direito de expressão e de livre associação ao fazer uso de gasolina e de pneus para incendiar a estátua que homenageia o bandeirante paulista que escravizou negros e indígenas. 

continua após o anúncio

“A conduta efetivamente colocou em risco não só o patrimônio alheio, mas a vida das pessoas que se encontravam na região. […] Não é se ateando fogo em pneus em monumentos ou via pública que se legitimará o debate público sobre personagens históricos controversos. Existem os caminhos legais, por mais tortuosos que possam parecer. É assim que se vive em um Estado democrático de direito”, disse o magistrado em um trecho da decisão, segundo a Veja SP.  

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: 

continua após o anúncio

 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247