Justiça do Rio suspende leilão de obra com símbolos nazistas
A obra reunia broches com suásticas, tinha estampada a frase "the strange loves of Adolf Hitler" (Os estranhos amores de Adolf Hitler) e uma assinatura de suposta autoria do ex-ditador
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O Judiciário do Rio de Janeiro determinou a suspensão de leilão virtual de um quadro com símbolos e ornamentos nazistas que seria realizado nesta sexta-feira (23). A obra reunia broches com suásticas, tinha estampada a frase "the strange loves of Adolf Hitler" (Os estranhos amores de Adolf Hitler) e uma assinatura de suposta autoria do ex-ditador. A Justiça acatou um pedido feito pela Federação Israelita do Rio de Janeiro (Fierj). Os relatos foram publicados pela coluna de Mônica Bergamo.
De acordo com a juíza Angelica dos Santos Costa, do TJ-RJ, existe "situação fatídica que gere grande prejuízo à parte requerente e a toda comunidade judaica e outras vítimas do holocausto". "Há que se ponderar que foram relatados fatos graves envolvendo a comercialização de objeto ligado ao nazismo, tornando ainda mais urgente a medida pleiteada", disse a magistrada.
A juíza determinou a busca e apreensão da obra. "Há que se destacar que a medida se torna assaz importante posto que se trata de artefato que remete ao nazismo, o qual pode ser usado de forma escusa para propagar ideais antissemitas", afirmou.
O lance inicial do leilão era de R$ 100.
Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247