Jovens de comunidades pacificadas vão para China representar o Brasil

18 meninos vão participar da Copa da Grande Muralha; torneio começa neste domingo 22 e vai até o dia 28 de julho



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Dezoito adolescentes de nove comunidades pacificadas, de núcleos do Projeto Zico 10 – Rio 2016 viajaram para Pequim, na China, para competir pelo Brasil na Copa da Grande Muralha (The Great Wall Cup). Os meninos, que sonham ser profissionais do futebol, foram selecionados em maio deste ano na 1ª Copinha Zico 10, no Centro de Futebol Zico, no Recreio dos Bandeirantes, na Zona Oeste.

Os jovens classificados vão defender o Brasil, pela equipe sub-15, entre os dias 22 e 28 de julho. Além dos jogos, os meninos terão a oportunidade de visitar a Cidade Proibida e a Muralha da China, participar de eventos culturais e aprender noções básicas da língua chinesa.

Entre os competidores está Matheus Barbosa, de 14 anos, que faz sua segunda viagem à China. Artilheiro da equipe brasileira com quatro gols no campeonato do ano passado, o morador da Cidade de Deus não vê a hora de entrar em campo. "Acho que dessa vez o nosso time está bem mais preparado. Ano passado não tínhamos o entrosamento que temos hoje. Espero continuar fazendo gols", disse o jovem jogador.

continua após o anúncio

"Se ano passado foi bom, esse ano eu espero que seja ainda melhor. Quero muito voltar na cidade proibida. Foi muito legal. Todo mundo queria fazer foto conosco, e pedir autógrafo", conta Matheus Assis, 15. Ele também é morador da Cidade de Deus e fez parte da equipe do ano passado. O garoto joga na lateral direita e sua principal característica é a disciplina tática.

No ano passado 18 crianças da Cidade de Deus participaram da competição realizada nos campos do Centro Olímpico de Pequim, ao lado do estádio Ninho do Pássaro, palco da cerimônia de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de 2008. Já em 2012 todos os jogos serão realizados em campos de grama natural no Centro Esportivo 26 Graus, a vinte minutos do centro da cidade.

continua após o anúncio

"Esses jovens estão tendo uma oportunidade única de representar o Rio de Janeiro e o Brasil na China, numa competição com atletas de diversos países. O intercâmbio cultural é incalculável para a formação humana desses moradores de comunidades. Um aprendizado que veio pelo esporte, que é uma ferramenta eficaz e instantânea para devolver a cidadania e a autoestima das pessoas, além de ter uma característica transversal por ter efeito na saúde e educação das pessoas", destacou a secretária de Esporte e Lazer, Márcia Lins.

Parceria entre governo e projeto Zico

continua após o anúncio

A parceria entre a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer e a escolinha de futebol Zico 10 começou em julho de 2011 e já chegou a 11 comunidades ocupadas pela polícia, beneficiando 3500 alunos entre 7 e 17 anos. As comunidades beneficiadas são: Borel (com 200 alunos), Batan (200), Providência (200), Prazeres (200), Santa Marta (200), Salgueiro (200), São Carlos (200), Turano (200), Cidade de Deus (400), Mangueira (500) e Rocinha (1.000, divididas em três comunidades: Rocinha (700), Vidigal (200) e Chácara do Céu (100).

Com informações do governo do Rio de Janeiro

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247