Jonas Donizette desiste de ser vice de Haddad e caminho está aberto para Marina Silva

O PSB chegou a oficializar a indicação do ex-prefeito de Campinas para compor a chapa de Haddad durante sua convenção estadual na última segunda-feira (25)

Jonas Donizette
Jonas Donizette (Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Brasil de Fato - Em transmissão ao vivo em suas redes sociais, na noite da desta quarta-feira (27), o ex-prefeito de Campinas Jonas Donizette (PSB) anunciou que desistiu de compor a chapa de Fernando Haddad (PT) para o governo de São Paulo e será candidato a deputado federal. Nas últimas semanas, ele deixou de ser prioridade dos petistas e passou a ser opção, caso a ex-ministra Marina Silva (Rede) não tope o convite.

O PSB chegou a oficializar a indicação do ex-prefeito de Campinas para compor a chapa de Haddad durante sua convenção estadual na última segunda-feira (25). Ex-presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, Donizette era apontado como solução para o PT entrar no interior paulista, por sua articulação com prefeitos da região.

continua após o anúncio

Em paralelo, durante um almoço na casa de Haddad, Marina Silva foi convidada oficialmente para ser vice do petista, mas recusou a proposta, alegando tratar como prioridade o fortalecimento da Rede no Congresso Nacional. A ex-ministra é pré-candidata a deputada federal e considerada "puxadora de votos" no partido.

Porém, Silva aceitou manter conversas e analisar a proposta. Em evento do setorial de Educação do PT, a ex-ministra foi ovacionada pela militância do partido e discursou sob gritos de "aceita". Diante da comoção, Silva tem considerado aceitar e a Rede, na última quarta-feira (27), teria liberado a ex-ministra para aceitar o convite, segundo o jornal O Estado de São Paulo.Com o impasse estabelecido, Donizette decidiu não esperar mais. "Meu nome foi indicado por unanimidade para o cargo de vice-governador do estado, caso a vaga de vice venha a ser do PSB, mas achei que não era mais conveniente ficar nesse compasso de espera", afirmou o ex-prefeito de Campinas, durante a transmissão.

continua após o anúncio

Dentro do PSB, a ginecologista Marianne Pinotti passa a ser a opção, caso Marina Silva não aceite o convite do PT. A médica, que já trabalhou com Fernando Haddad na prefeitura de São Paulo, é um nome de confiança do candidato petista.

No final da transmissão, Donizette afirmou que manterá o apoio à candidatura de Haddad. "Primeiro, zero de rancor. Segundo, não teve nada de traição. Na minha vivência de vida pública, vamos ficando com o coro grosso. Zero, qualquer ressentimento, sem qualquer problema. Estarei na luta com os companheiros".

continua após o anúncio

Um dirigente petista disse ao Brasil de Fato que "as conversas com Marina avançaram e Donizette deve ter tido alguma informação de que ela aceitará. Com Marina na disputa, fica difícil pensar em outro nome melhor."

Chapa nacionalizada

Para petistas, uma aliança entre Fernando Haddad e Jonas Donizette, dois homens brancos, estaria dissonante com o que o partido e seu candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, têm pregado publicamente, que é democratizar e diversificar as chapas da sigla.

continua após o anúncio

Por conta disso, Haddad estaria mais interessado em compor uma chapa com Marina Silva e Marianne Pinotti. Caso a ex-ministra aceite, o PT considera que oferece à São Paulo uma chapa nacionalizada, com dois nomes de peso e reconhecidos para além dos limites paulistas. São dois ex-ministros e ex-presidenciáveis.

Fernando Haddad lidera todas as pesquisas de intenção de voto para a corrida eleitoral pelo Palácio dos Bandeirantes. Em segundo, estava Márcio França (PSB), que abdicou da disputa para concorrer ao Senado. O bolsonarista Tarcísio Freitas (Republicanos) e o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), aparecem em terceiro e quarto, respectivamente.

continua após o anúncio

Edição: Nicolau Soares

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247