Jacarezinho: PSB pede ao STF fim do sigilo imposto pela Polícia Civil
A petição também requer o fim do sigilo em todas as operações policiais do Rio de Janeiro e classifica a imposição como "gravemente incompatível com o direito fundamental de acesso à informação"
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O PSB, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e outras entidades pedem ao STF (Supremo Tribunal Federal) que o sigilo estabelecido pela Polícia Civil do Rio de Janeiro na chacina do Jacarezinho seja derrubado. A operação policial na comunidade deixou 28 mortos e foi a mais letal da história do estado.
A petição, protocolada nesta sexta-feira (28), também requer o fim do sigilo em todas as operações policiais do Rio de Janeiro e classifica a imposição como "gravemente incompatível com o direito fundamental de acesso à informação".
As entidades argumentam que, considerando a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de agosto do ano passado restringindo operações policiais durante a pandemia da Covid-19, há um dever ainda maior de transparência por parte das autoridades.
O documento também pede que o STF determine que o MPF (Ministério Público Federal) investigue prováveis crimes de desobediência à decisão de agosto.
A ONG Human Rights Watch condenou a imposição do sigilo como "tentativa de ocultação". (Com informações do UOL).
Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247