Ineep lança livro sobre guerra, energia e o mapa do poder mundial

A publicação faz uma coletânea com 33 artigos e entrevistas organizados por José Luís Fiori, professor emérito da UFRJ

José Luis Fiori
José Luis Fiori (Foto: Reprodução (Youtube))


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) lançará na próxima quinta-feira (15) o livro "A guerra, a energia e o novo mapa do poder mundial". A publicação faz uma coletânea com 33 artigos e entrevistas organizados pelo Professor Emérito da UFRJ, José Luís Fiori. O lançamento ocorrerá às 18 horas, em webinário, no canal do YouTube do Instituto, com a presença dos autores.

Editado pela Vozes, o livro apresenta, em suas 224 páginas, artigos dos pesquisadores do Ineep José Luís Fiori, José Sérgio Gabrielli, Rodrigo Leão e William Nozaki, onde abordam as grandes transformações internacionais e o processo de reconfiguração da geopolítica energética do sistema mundial. O livro ainda conta com quatro entrevistas concedidas por Fiori, entre 2020 e 2022.

continua após o anúncio

O webinário será mediado pela diretora técnica do Ineep, Ticiana Alvares. Ao longo do programa, os pesquisadores terão oportunidade de comentar o quadro recente das conjunturas nacional e internacional que resultaram nas análises feitas nos artigos. 

"O livro traz um pouco das movimentações das grandes potências, seja para garantir sua segurança energética, seja na utilização dos recursos energéticos como instrumentos de poder, em um mundo em transição, marcado pela parceria sino-russa e pela queda de poder relativa da hegemonia estadunidense", comenta Ticiana.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247