Haddad dispara contra orçamento secreto: o maior sistema de cooptação de prefeitos da história
Assim como Lula, Haddad defende o fim do orçamento secreto, que beneficia congressistas e prefeitos aliados ao governo federal
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Durante sabatina com empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), o candidato a governador do estado Fernando Haddad (PT) disparou contra o orçamento secreto, também alvo de críticas do ex-presidente Lula (PT), favorito para voltar ao comando do país.
Haddad afirmou, segundo o jornal O Globo, que o orçamento secreto promoveu a maior cooptação de prefeitos da história. "Foi o maior sistema de cooptação de prefeitos, de mudança de partido dos prefeitos. Não há precedente. Usando dinheiro público para sentar com o prefeito e fazer acordo político sem planejamento. A qualidade desse investimento se perdeu completamente".
Com o orçamento secreto, que teve início na gestão de Jair Bolsonaro (PL), em 2019, o governo federal disponibiliza verbas extras a deputados federais e senadores aliados que, por sua vez, enviam esses recursos para seus redutos eleitorais, beneficiando prefeitos parceiros.
Haddad também criticou a PEC Eleitoral aprovada pelo Congresso no último mês, permitindo que R$ 41 bilhões fossem distribuídos à população em benefícios sociais às vésperas da eleição. "Essa PEC que foi aprovada é desmoralizante. É tomar o dinheiro do Estado, da educação, para fazer demagogia. Nós não teremos dinheiro para investir se não acabar a fisiologia".
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247