Governo de SP desapropriará terrenos para construção de moradias após tragédia em São Sebastião
Moradias serão destinadas às famílias desabrigadas pela tragédia causada pelas fortes chuvas que atingiram a região no último fim de semana

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 — O governo de São Paulo anunciou nesta última sexta-feira, 24 que irá desapropriar cerca de 30 mil m² em Maresias, Vila Sahy e Topolândia, cidades localizadas no município de São Sebastião, para a construção de moradias populares. Essas moradias serão destinadas às famílias desabrigadas pela tragédia causada pelas fortes chuvas que atingiram a região no último fim de semana, deixando um saldo de pelo menos 54 mortos.
Os terrenos desapropriados incluem uma área de 10 mil m² na Vila Sahy, região mais afetada pelos desmoronamentos, localizada próxima à Rodovia Rio-Santos, e duas outras áreas pertencentes à prefeitura da cidade, uma em Topolândia, com 8 mil m², próxima às balsas, e outra em Maresias, com 11 mil m².
O objetivo é construir entre 600 e 800 unidades habitacionais por meio da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), com o compromisso de que os projetos sejam definidos e implementados o mais rápido possível. O desafio agora é traçar um diagnóstico detalhado das áreas de risco para estabelecer quantas famílias precisarão ser removidas.
Além disso, o secretário da Habitação, Marcelo Branco, está pedindo apoio à Prefeitura de São Sebastião para encontrar empresários que estejam dispostos a doar terrenos ou emprestar áreas temporariamente para acomodar as famílias em situação de risco, com a infraestrutura cedida pelo governo estadual.
A declaração de utilidade pública do terreno na Vila Sahy será publicada neste sábado, 25, no Diário Oficial, segundo o G1. Ainda não há informações sobre os terrenos que serão desapropriados em Maresias e Topolândia.
A medida é uma resposta do governo de São Paulo à tragédia que atingiu a região, e uma tentativa de oferecer soluções habitacionais para as famílias desabrigadas, que perderam tudo na enchente. A iniciativa é um passo importante para garantir o direito à moradia e a dignidade das pessoas que vivem em áreas de risco.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247