Fiocruz alerta que festas de fim de ano podem levar ao colapso do sistema de saúde no Rio
Há uma semana atrás, 98% dos leitos de terapia intensiva nos hospitais da rede privada na capital carioca estavam ocupados; 168 pessoas aguardavam por um leitode UTI na região metropolitana
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Especialistas em saúde pública da Fiocruz emitiram uma nota nesta terça-feira (8) alertando para o possível colapso do sistema de saúde pública em estados como o Rio de Janeiro.
“Sem cuidados devidamente adequados e sem manutenção do isolamento social”, os especialistas afirmam que pode piorar o quadro composto por “desmobilização de leitos extras dos hospitais de campanha; a ocupação de leitos por outros problemas de saúde que ficaram represados durante o avanço da epidemia de Covid-19; a maior circulação de pessoas; as dificuldades de identificação de casos e seus contatos devido à baixa testagem”.
Segundo a instituição de pesquisa, o principal fator de preocupação agora é a alta circulação de pessoas durante as festas de fim de ano, que deve aumentar o contágio em circunstâncias onde a transmissão do novo coronavírus já é alta.
Há uma semana atrás, 168 pessoas aguardavam por um leito de terapia intensiva na região metropolitana da cidade. 98% dos leitos de UTI em hospitais privados na cidade estavam ocupados. A expectativa é de que estes números só piorem nos próximos meses.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247