Em festa de igreja evangélica, casal pinta o rosto de preto e prática racista causa indignação nas redes

Prática conhecida como 'blackface' levou a Comissão de Educação, Assistência Social e Defesa dos Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Petrópolis a entrar com uma notícia-crime no Ministério Público

(Foto: Reprodução)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Para participar de uma festa promovida pela Igreja Batista Atitude, em Petrópolis, no Rio de Janeiro, no último sábado (23), um casal decidiu pintar o rosto com tinta preta, usar perucas afro e foram criticadas nas redes sociais. As informações são do O Globo.

As fotos do casal viralizaram nesta segunda-feira (25) e provocaram comentários de usuários que apontaram a prática conhecida como “blackface”, que é o ato de se fantasiar de negro para entretenimento dos brancos, geralmente acompanhado de estereótipos.

continua após o anúncio

O caso chegou à Comissão de Educação, Assistência Social e Defesa dos Direitos Humanos da Câmara de Vereadores de Petrópolis, que entrou com uma notícia-crime no Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ). A medida foi comunicada pelo vereador Yuri Moura (Psol), presidente da comissão, em uma rede social. Ele classificou a atitude como “racista”.

A foto foi apagada e a conta do casal nas redes sociais foi tornada privada.

continua após o anúncio

O Segmento de Culturas Afro-Brasileiras, Quilombolas e de Matriz Africana de Petrópolis cobrou que medidas sejam tomadas por parte das autoridades.

“Importante frisar que o corpo negro não é entretenimento e muito menos uma fantasia para alegrar festas. Práticas como esta são enquadradas no Racismo Recreativo, uma forma de desumanizar a população negra, utilizando de forma depreciativa tal atitude. Solicitamos que as autoridades locais tomem as medidas cabíveis”, diz o texto.

continua após o anúncio

A Igreja Batista Atitude disse em nota que o casal não teve a intenção de serem racistas, e não conheciam o termo “blackface”. Ressalta que a igreja não admite qualquer tipo de discriminação.

 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:


continua após o anúncio


iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247