Doria acusa Ministério da Saúde de enviar 50% a menos de doses da Pfizer para São Paulo

Governo paulista enviou ofício ao Ministério da Saúde cobrando a entrega de 228 mil doses da Pfizer que deveriam ter chegado na última terça

João Doria
João Doria (Foto: Governo do Estado de São Paulo)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Metropóles e 247 - O governador João Doria (PSDB) disse que o Ministério da Saúde deixou de entregar 228 mil doses de vacinas da Pfizer contra Covid-19 ao estado de São Paulo. Conforme ele, a carga deveria ter sido entregue na última terça-feira (3/8).

O governo disse que recebeu apenas 50% do total que deveria ter recebido referente ao Programa Nacional de Imunização (PNI). O estado de São Paulo, devido à sua população, recebe cerca de 22% das doses do PNI.

continua após o anúncio

“A quantidade foi reduzida à metade sem nenhuma justificativa. Foi uma decisão arbitrária do Ministério da Saúde que representa a quebra do pacto federativo. O governo federal decidiu punir quem fez o certo com menos vacinas. E, com isso, o governo federal compromete o calendário de vacinação de crianças e adolescentes”, afirmou Doria. 

A pasta rebateu as declarações do governador. O secretário-executivo da Saúde, Rodrigo Cruz, disse à CNN Brasil que “não existe um percentual fixo por pauta de distribuição de doses” e que já discutiu o assunto com representantes do estado outras vezes.

continua após o anúncio

Cruz explicou que as vacinas são distribuídas proporcionalmente ao avanço do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e que a distribuição de doses é calculada com base no “percentual proporcional de representatividade”, ou seja, a quantidade de pessoas de grupos prioritários ou faixa etária em cada estado.

Inscreva-se no canal de cortes da TV 247 e saiba mais:

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247