Cuidado! Ainda há bueiros com risco de explosão

Prefeitura interdita mais sete bueiros que oferecem risco; apesar das obras, porm, nem todos foram mapeados



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rio247_ Você está caminhando tranquilamente pela cidade e, de repente, buum, um bueiro explode bem na sua frente ou, pior, com alguém em cima. O carioca, que já andou pelas ruas da cidade como se estivesse num campo minado, tem se queixado das obras que atrapalham a travessia nas calçadas e esquinas da cidade, mas respira aliviado quando lembra que já foi bem pior. Melhorou um pouco mais agora, com a interdição, pela Prefeitura, de mais sete bueiros com risco de explosão em ruas de grande movimento.

Desde o ano passado até há poucos meses, uma sucessão de explosão em bueiros em ruas movimentadas do centro e zona sul do Rio vinham ferindo pessoas e causando prejuízos. Aos poucos, a visão de bueiros fumegantes ou em chamas está desaparecendo da paisagem carioca. Esta madrugada, a Prefeitura interditou os bueiros das ruas Pereira Reis, Silveira Martins, Pedro Américo, da Conceição e Avenida Rodrigues Alves.

Desde o inicio da operação, em 12 de agosto deste ano, foram vistoriados 13.444 bueiros na cidade. Até o momento foram encontrados 171 bueiros com alto risco de explosão. Em todos os casos o protocolo de emergência foi acionado, com a comunicação imediata ao Centro de Operações Rio e as concessionárias Light e CEG. Os bueiros foram isolados e sinalizados para reparo imediato pelas concessionárias.

continua após o anúncio

No Rio, quase todos os 5.500 km de cabos que compõem a rede elétrica da cidade ficam no subterrâneo, dividindo espaço com gás encanado, água e cabos telefônicos, sob mais de 15.000 bueiros. A rede elétrica tem mais de 60 anos de idade, mas não recebeu a manutenção necessária, como reconheceu o próprio presidente da Light, Jerson Kellman.

Apesar da vistoria da Prefeitura o perigo de ser levado pelos ares por um bueiro explodindo não está totalmente eliminado. A rigor, além da manutenção periódica, aconselham dez entre dez especialistas, seria é necessário separar a rede elétrica da rede de gás e água. Mas precisaria elaborar um mapa do subterrâneo da cidade. Por enquanto, a Light vai reformar 4.000 câmaras subterrâneas, e instalar sensores eletrônicos de gás, de água e de presença humana para evitar mais bueiros explodindo.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247