Corrida na Rocinha marca era da pacificação

Coronel Pinheiro Neto, chefe do Estado-Maior da Polcia Militar esecretrio de Segurana, Jos Mariano Beltrame, tambm participaram da corrida; " um marco para a histria da Rocinha. As pessoas que vieram aqui puderam ver o que a comunidade de verdade.", declarou Beltrame



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

A maior comunidade do País foi cenário de uma grande competição esportiva que marca seu processo de pacificação, iniciado em novembro do ano passado, com a prisão do traficante Nem e a instalação de uma UPP. Cerca de 2.500 pessoas participaram do “Desafio Rocinha de Braços Abertos”, uma parceria da Secretaria de Esporte e Lazer, do Batalhão de Operações Especiais e da X3m Sports Business.

Inédita, a corrida atraiu atletas iniciantes e experientes, inclusive moradores das comunidades da Rocinha e do Vidigal. As características inusitadas do percurso – ruas, becos, ladeiras, escadarias e trilhas pela mata – tornaram a competição uma aventura. A prova foi dividida entre 5 km e 10 km, enquanto crianças de até 12 anos participaram da “Mini Corrida”.

- Essa prova não é fácil para ninguém, mas é um pouco mais fácil para quem é da comunidade e já conhece todo o trajeto. Para subir e descer essas ladeiras tem que ter disposição – disse Antônio Carlos Ferreira da Silva, 36 anos, presidente da associação de corredores da Rocinha, que conta com cerca de 50 atletas.

continua após o anúncio

Cosme Ancelmo de Souza, vencedor da prova de 5 km, ressaltou a dificuldade do percurso.

- É um percurso diferente, com muitas ladeiras e escadas, e que exige preparo. Eu vim porque acho importante participar deste momento com a comunidade – disse o morador de Jacarepaguá, que corre há nove anos e cruzou a linha de chegada com 21 minutos e 35 segundos.

continua após o anúncio

O secretário de Segurança, José Mariano Beltrame, participou da prova junto com a esposa, a professora de Educação Física Rita Paes.

- É um marco para a história da Rocinha. As pessoas que vieram aqui puderam ver o que é a comunidade de verdade. Foi muito bom ver essa integração, essa troca – afirmou Beltrame.

continua após o anúncio

O coronel Pinheiro Neto, chefe do Estado-Maior da Polícia Militar, também prestigiou o desafio.

- Eu acho que esse é um momento fantástico para o Rio de Janeiro, uma sensação de libertação. Eu corro sempre, mas hoje eu vou caminhar para poder apreciar a paisagem - disse, brincando, o coronel.

continua após o anúncio

 

Incentivo à participação da comunidade

continua após o anúncio

Os primeiros moradores da comunidade a cruzar a linha de chegada nas categorias masculino e feminino (10 km) foram premiados com um ano de acompanhamento de técnico de corrida, fisioterapeuta, nutricionista, doação de material esportivo para os treinos e inscrições para participação nas principais provas do Rio de Janeiro, além de um prêmio em dinheiro no valor de R$ 15 mil.

O “Desafio Rocinha de Braços Abertos” promoveu ainda uma série de atividades para integrar a comunidade, incluindo concursos de grafite e fotografia. A campanha “Eu Corro na Rocinha” também mapeou e demarcou as rotas de treinamento dentro da comunidade, visando oferecer segurança aos atletas.

continua após o anúncio

Além disso, toda a equipe que trabalhou na prova, formada por moradores da comunidade, recebeu cursos de capacitação para eventos de grande porte.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247