Continuam embates em São Paulo por implementação de câmeras de segurança

Defensoria entrou com ação para impedir pregão

(Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Nesta terça-feira (23), a Prefeitura de São Paulo obteve sucesso em derrubar uma liminar que havia sido concedida pela Justiça a pedido da Bancada Feminista, mandato coletivo do PSol na Câmara Municipal de São Paulo, mas a vitória foi apenas parcial. 

A disputa em torno da licitação para a aquisição de 20 mil câmeras inteligentes de segurança, equipadas com tecnologia de reconhecimento facial, pela administração municipal de São Paulo, está longe de chegar ao fim. Agora foi a vez de a Defensoria Pública também se manifestar, solicitando a suspensão e anulação do pregão eletrônico do projeto Smart Sampa, originalmente agendado para ocorrer nesta sexta-feira. A informação é do Metrópoles

continua após o anúncio

Nesta quarta-feira (24), os núcleos especializados de Cidadania e Direitos Humanos e de Diversidade e Igualdade Racial da Defensoria Pública de São Paulo, em conjunto com outras entidades, entraram com uma ação civil pública contestando a contratação do serviço em questão.

A ação destaca que os serviços a serem contratados são altamente complexos e de natureza incomum, o que torna inadequada a escolha da modalidade de pregão para sua contratação.

continua após o anúncio

Além disso, os órgãos apontam que os recursos de reconhecimento facial representam riscos para direitos como o direito à igualdade, à liberdade, à intimidade, à privacidade e à presunção de inocência.

A aquisição dos equipamentos é uma das apostas da gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para enfrentar o consumo e tráfico de drogas na Cracolândia, no Centro da capital, e reduzir a sensação de insegurança na cidade.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247