Comunidade da Mangueira ganha maior UPP do Rio

Unidade abriga 403 policiais militares recm-formados; na inaugurao, o governador Srgio Cabral falou das expectativas da pacificao; veja o vdeo



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Na tarde desta quinta-feira (3), os moradores da Mangueira presenciaram um momento histórico. A 18º Unidade de Polícia Pacificadora do Estado, chegou finalmente a comunidade, que abriga, além da Mangueira, o Morro do Telégrafo, Praça Candelária, Vila Miséria e Bartolomeu Gusmão, e ainda Tuiuti, Marechal Jardim e Parque Mineiros.

A nova UPP é a a maior do Rio chegando a 315 mil pessoas beneficiadas diretamente (ou cerca de 1,5 milhão beneficiadas indiretamente) pelo projeto de pacificação, de acordo com a Secretaria de Segurança.

De acordo com o Governo do Estado, a UPP Mangueira fecha o chamado cinturão de segurança em torno do Maracanã, palco da final da Copa do Mundo de 2014. Ao todo, já são onze UPPs na área da Tijuca e Grande Tijuca: São João, Macacos, São Carlos, Coroa, Turano, Prazeres, Andaraí, Salgueiro, Formiga, Borel e Providência. Agora, os desafios são a pacificação do Complexo da Maré - onde será instalada a sede do Bope.

continua após o anúncio

A unidade abriga 403 policiais militares recém-formados. A inauguração da unidade, contou com a presença do governador Sergio Cabral que enalteceu a importância da nova UPP. “Durante anos, a comunidade deixou de ser a Mangueira de Cartola e de Nelson Sargento, para ser a Mangueira do Polegar (Alexander Mendes da Silva, chefe do tráfico antes da pacificação). Mas agora as pessoas vão poder tomar cerveja no Buraco Quente sem medo de levar tiro, como eu fazia quando tinha 18 anos”, ressaltou Cabral.

Além da presença do governador, a comunidade contou com a presença de diversos deputados e outros representantes do Estado, como Paulo Mello, o defensor público Nilson Bruno Filho, o secretário de segurança José Mariano Beltrame, o Secretário Municipal de Esportes e Lazer Chiquinho da Mangueira e o músico Ivo Meirelles. A inauguração contou ainda com brincadeiras, músicas, picolés pra criançada e muita diversão.

continua após o anúncio

A nova unidade será comandada pelo Coronel Rogério Seabra Martins e o Capitão Nogueira. Com ajuda e a colaboração da Embratel, os moradores da comunidade vão participar da Ação Via Paz.

 

continua após o anúncio

Ocupação sem troca de tiros

A ocupação da Mangueira ocorreu no dia 19 de junho deste ano. Pela manhã, os policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) chegaram ao alto da comunidade da Caixa D’água, onde hastearam as bandeiras do Brasil e do Estado, marcando a chegada da polícia e o início da ocupação. A ação ocorreu sem troca de tiros ou registros de feridos. A incursão foi coordenada pela Secretaria de Segurança, por meio da Polícia Militar e da Polícia Civil, com apoio da Marinha, do Exército, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Federal, do Corpo de Bombeiros, da Defensoria Pública do Estado e da Prefeitura do Rio. Ao todo, cerca de 750 pessoas participaram da ação. Noventa homens do Bope ocuparam a Mangueira e 80 homens do BP Choque ocuparam o morro do Tuiuti.

continua após o anúncio

Confira o vídeo gravado por nossa equipe:

continua após o anúncio

 

Veja também nossa galeria de imagem clicando aqui

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247