Competição estadual mostra talentos das comunidades

Equipe UPP Rio de Jiu-Jtsu participou da 3 Copa Grande Mestre Joo Alberto Barreto formada por atletas de comunidades estreia no Rio, no ltimo final de semana; os mais de 190 lutadores foram treinados pelo campeo mundial Ricardo Vieira



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Rio_247 - No final de semana, estrearam os novos atletas revelados nas comunidades do Rio. A 3ª Copa Grande Mestre João Alberto Barreto foi realizada no Rio e reuniu atletas de todo o estado. A equipe UPP Rio de jiu-jítsu competiu pela primeira vezes, em todas as categorias (mirim, juvenil, adulto, master e sênior), com 195 atletas de comunidades pacificadas. Os lutadores concorreram até com atletas de outros estados, como São Paulo e Minas Gerais.

A primeira equipe formada por atletas de uma comunidade pacificada a se filiar à Federação de Jiu-Jítsu Desportivo do Rio foi a do Morro da Providência, no início de 2011. Ao longo do ano passado, outras comunidades formaram equipes também e, a partir daí, surgiu a ideia de criar uma equipe única.

Ao sair do tatame, o pequeno lutador Rai de Araújo, de 9 anos, morador da Providência, corre para mostrar ao professor sua medalha de ouro. "Foi muito difícil, mas eu venci." disse o menino, com sorriso no rosto, ao abraçar seu mestre: o cabo da Polícia Militar Flávio Teixeira.

continua após o anúncio

E o professor de jiu-jítsu da UPP da Providência não esconde o orgulho de ver seus alunos competindo e se emociona ao falar do trabalho desenvolvido na comunidade.

"A proposta é unir as comunidades. Algumas, no passado, eram até rivais. Mas isso mudou com a pacificação e o esporte promove essa integração.", afirmou o presidente da Federação de Jiu-Jítsu, Rogério Gavazza.

continua após o anúncio

"Eu fico muito feliz ao ver que há resultados, como ser humano e como policial. Tenho um aluno, por exemplo, que chegou a fazer parte do tráfico drogas, antes da pacificação. Hoje, está lutando. O esporte dá disciplina e eles aprendem a se relacionarem uns com os outros, a se respeitarem, a viver em sociedade", disse o cabo Flávio Teixeira.

Principal incentivador da equipe da Providência, o comandante da UPP, capitão Glauco Schorcht, comemora o sucesso da iniciativa.

continua após o anúncio

"A maior vitória não é a medalha, mas a mudança de comportamento", ressaltou o comandante.

Talentos descobertos

continua após o anúncio

O lutador Jackson Sousa, de 22 anos, é um dos talentos que surgiram de comunidades. Nascido e criado no Cantagalo, ele treina há 12 anos e passou a integrar a equipe UPP Rio. Com muita dedicação, Jackson pretende alçar voos maiores no esporte.

"O mais importante para vencer é a perseverança no treinamento diário. E não é só uma questão de técnica, mas também de educação. Graças a Deus, a UPP entrou na comunidade e mudou a vida dessas crianças, que não têm mais o traficante como exemplo", declarou Jackson.

continua após o anúncio

Atualmente, a inspiração das crianças vem do esporte: o professor de jiu-jítsu do Cantagalo, Ricardo Vieira, nove vezes campeão mundial.

Na infância, Ricardo morava nas proximidades do morro e passou a conviver com os moradores. Desde 1998, dá aulas de jiu-jítsu na comunidade e, atualmente, conta com a parceria e o apoio da Unidade de Polícia Pacificadora.

continua após o anúncio

Convidado para ser o treinador da equipe UPP Rio, Ricardo reúne, uma vez por mês, os atletas de todas as comunidades participantes para treinamento em conjunto.

 "O objetivo é nivelar o treinamento técnico para que todos tenham condições de competir bem. Estamos nos organizando para tornar a UPP Rio uma das melhores equipes do estado e, talvez, do país. Para mim, é uma satisfação muito grande ser treinador deles ", disse o campeão de jiu-jítsu.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247