Com lotação de 89% na capital paulista, 6 hospitais já não têm mais vagas em UTI

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, o cenário ainda não é de pacientes sem atendimento, mas "a situação está se agravando muito"

(Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Seis dos 20 hospitais municipais de São Paulo deixaram de receber nesta quarta-feira (13) pacientes em suas unidades de terapia intensiva (UTIs), ou por terem atingido a lotação máxima ou por estarem muito próximos da sua lotação. A cidade tinha ontem uma taxa geral de ocupação dos leitos de UTI de 89%. Na rede do governo estadual, que é complementar à da Prefeitura, existem dez centros médicos com uma ocupação superior a 90%, e cinco deles também já atingiram a lotação máxima.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido, o cenário ainda não é de pacientes sem atendimento, mas "a situação está se agravando muito". Os relatos foram publicados no jornal O Estado de S.Paulo.

continua após o anúncio

Segundo ele, dos seis centros que não estão mais recebendo pacientes, dois () atingiram a lotação máxima. Estão próximos de atingir a lotação os Hospitais Saboya, no Jabaquara, zona sul, o Hospital Municipal de Cidade Tiradentes, na zona leste, e mais dois da zona norte - Doutor José Soares Hungria, de Pirituba, e Vereador José Storopolli, da Vila Maria. Essas unidades devem ficar sem novos pacientes ao menos até o fim de semana, para ganhar fôlego.

A prefeitura terá de fazer mais transferências, buscando nos hospitais que ainda não estão lotados os leitos de internação intensiva para pacientes que as precisam. "Nesses hospitais, a regulação (o departamento que determina para onde vai cada paciente que precisa de vaga) não manda mais para lá (esses seis hospitais)", afirmou Aparecido "Isso vai acontecer enquanto a gente não abre leitos próprios. A gente vai direcionando para os hospitais que têm vaga ou para essas parcerias", disse, referindo-se a um total de 208 leitos de hospitais privados que já estão sendo usados pelo SUS.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247