Cervejaria em SP tira de site rótulo com ilustração de escrava após acusação de racismo
A Cafuza, rótulo da cervejaria paulistana Dogma, retirou do ar uma ilustração com uma mulher negra de cabelos crespos
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - A Cafuza, rótulo da cervejaria paulistana Dogma, retirou do ar uma ilustração com uma mulher negra de cabelos crespos. A cerveja chega a custar R$ 35 em lojas terceirizadas e está indisponível em todas elas. Cafuzo é um termo referente à miscigenação entre índios e negros africanos ou seus descendentes no Brasil.
Em sem perfil nas redes sociais, a artista brasileira Marina Amaral denunciou o caso. "Vocês se lembram dessa foto tirada pelo Alberto Henschel que eu restaurei e colorizei? Pois é, alguém achou que seria uma boa ideia transformar o rosto dessa mulher escravizada, violentada, explorada e subjugada em imagem ilustrativa de lata de cerveja", escreveu Amaral.
A cervejaria artesanal paulistana foi fundada em 2015 e chegou a ser eleita a melhor cervejaria brasileira de 2015, 2017 e 2018 pelo RateBeer, site de avaliação especializado na bebida.
Na semana passada, a Bombril foi alvo de críticas pela esponja de aço Krespinha, produto que faz parte da marca há 70 anos. A hashtag #BombrilRacista foi o assunto mais comentado no Twitter. No mesmo dia, a empresa retirou a esponja do portfólio da marca.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247