Casos de dengue no país caem 24%, mas Rio continua na liderança

Este ano, mais de 156 mil pessoas foram picadas pelo mosquito no estado; o municpio foi o que registrou maior nmero de mortes, com 50 vtimas e mais de 46 mil casos notificados at agora



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Brasil – Caíram 24% os casos de dengue notificados no país entre janeiro e setembro deste ano em relação ao mesmo período de 2010, com redução em 40% dos casos graves e de 25% das mortes provocados pelo aedes aegypti. Esta é a boa notícia, divulgada hoje (11) pelo secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, durante apresentação de um conjunto de ações para o enfrentamento da dengue no próximo verão. A má notícia é que, no estado do Rio, apesar da queda, segundo relatório recente da Secretaria estadual de Saúde, de 2 de janeiro a 10 de setembro deste ano a dengue já fez 130 vítimas fatais. Neste período, 156.541 pessoas foram picadas pelo mosquito.

Segundo o relatório da Secretaria do Rio, os números da dengue vêm caindo gradativamente. O pico, até agora, foi em abril com o registro de 51.732 casos. O município do Rio de Janeiro foi à cidade com maior número de mortes, com 50 vítimas e mais de 46 mil casos notificados até agora. As autoridades do estado têm alertado que, no próximo verão, pode haver uma epidemia de dengue no Rio. Uma das áreas mais preocupantes é a região serrana, onde a tragédia do temporal de janeiro pode ter facilitado o surgimento de novos criadouros do mosquito.

No âmbito do Ministério da Saúde entre as medidas previstas estão um incentivo financeiro de R$ 90 milhões (20% a mais do valor anual do Piso Fixo de Vigilância e Promoção da Saúde) a ser distribuído para 989 municípios selecionados. O objetivo é qualificar ações de prevenção e controle da doença. Cada gestor local terá que notificar casos suspeitos de dengue grave e mortes, além de oferecer uma rede de atenção primária capaz de atender casos registrados em sua área de abrangência.“Esse incentivo é para que os municípios e os estados tenham qualidade no combate à dengue”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A estratégia para o próximo verão inclui ainda a ampliação do Levantamento Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), que vai passar a incluir 556 municípios .

continua após o anúncio

Outra novidade anunciada pelo Ministério da Saúde trata do monitoramento da situação epidemiológica no país por meio de redes sociais como o Twitter. A ideia é analisar, em tempo real, informações sobre dengue em municípios com população acima de 100 mil habitantes. Os alertas serão acompanhados a partir de novembro pelo sistema de vigilância em saúde, que vai verificar possíveis regiões onde há indicativo de aumento de casos.“O ministério vai usar todos os instrumentos para saber das informações que a população tem sobre a dengue. Um comentário, às vezes, pode antecipar a existência de um número maior de casos”, assinalou Padilha.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247