Bolsonaro promete aprovar redução da maioridade penal

O ocupante do Planalto defendeu também o excludente de ilicitude

Jair Bolsonaro em Duque de Caixas
Jair Bolsonaro em Duque de Caixas (Foto: Reprodução/Facebook)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Jair Bolsonaro afirmou nesta sexta-feira (14) que, se for reeleito,  pretende conversar com políticos aliados no Congresso Nacional para deputados federais e senadores aprovarem a redução da maioridade penal. O ocupante do Planalto defendeu também o excludente de ilicitude, quando o policial deixa de ser punido depois de matar alguém porque, se a proposta fosse aprovada, o ato de atirar em um suposto criminoso por necessidade ou legítima defesa seria o principal argumento de quem é favorável ao projeto. 

"Aquele menorzão que está acostumado a roubar celular (...), no ano que vem, vamos aprovar a redução da maioridade penal e o excludente de ilicitude para você, policial", disse o ocupante do Planalto no centro do município de Duque de Caxias (RJ).

continua após o anúncio

>>> Em novo ato de xenofobia, Bolsonaro diz que PT usou nordestinos "para roubar a nação"

A redução da maioridade penal estava na Proposta de Emenda à Constituição 171 (PEC 171) e foi discutida em 2015 quando a presidência da Câmara estava ocupada pelo então deputado federal Eduardo Cunha (PTB-SP), que era do MDB na época. Em 2022 ele foi candidato a deputado federal, mas não se elegeu.   

continua após o anúncio

A proposta era reduzir a maioridade penal de 18 para 16 anos. Jovens com essa idade responderiam como maiores a crimes hediondos, homicídio doloso e lesão corporal. A PEC 171 tramita desde 1993 e atualmente está no Senado, está encontra parada desde 2019.

Eleições

A pesquisa do Instituto Ipespe, divulgada nesta sexta-feira (14), mostrou o candidato a presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em primeiro lugar contra Bolsonaro na disputa pelo segundo turno da eleição, marcado para o dia 30 de outubro. 

continua após o anúncio

O ex-presidente somou 48% dos votos válidos (57,2 milhões) no primeiro turno da eleição, contra 43% (51 milhões) do atual ocupante do Planalto. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

continua após o anúncio

 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247