Ato público é organizado para pedir participação da sociedade civil na Comissão da Verdade

Entidades da sociedade civil querem participar da Comisso da Verdade atravs da indicao de nomes para os integrantes da Comisso



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Agência Brasil_ Entidades da sociedade civil querem garantir a participação na Comissão da Verdade, aprovada na última semana pelo Senado. A comissão tem o objetivo de apurar violações aos direitos humanos cometidas no Brasil entre os anos de 1946 e 1988. Para mostrar a disposição de colaborar com o trabalho da comissão e pedir mais espaço nesse processo, um ato público foi organizado pela entidade Coletivo RJ – Memória, Verdade e Justiça, na tarde de hoje (3), na Cinelândia, no centro do Rio.

 “A ideia principal é reivindicar uma participação maior da sociedade civil, o que é uma demanda histórica. O processo de construção não tem sido feito em parceria com a sociedade, que não tem podido opinar, nem participar efetivamente”, explicou Moniza Rizzini, integrante do Instituto de Estudos da Religião (Iser), uma das entidades que fazem parte do coletivo.

 Ela destacou que a Comissão da Verdade foi criada por lei ainda pendente de regulamentação, com a indicação futura de seus integrantes pela Presidência da República. “A ideia é que a sociedade civil também possa ter alguma influência nesses nomes [que serão indicados]”.

continua após o anúncio

 Fazem parte do Coletivo RJ entidades como Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Rio de Janeiro (OAB-RJ), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH), ligado ao teólogo Leonardo Boff, e Centro pela Justiça e Direito Internacional (Cejil), que milita perante a Corte Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA).

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247