Alto Comando do Exército pressionou Braga Netto a desistir de candidatura a prefeito do Rio

Contaminação da imagem militar e fracasso de intervenção no Rio de Janeiro são alguns dos motivos apontados pelo Exército

(Foto: Beto Barata/PR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O Alto Comando do Exército não quer que o general e ex-ministro da Defesa, Walter Braga Neto, concorra à prefeitura do Rio de Janeiro em 2024. De acordo com o colunista do Uol Tales Farias, o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral em relação à participação do militar em atos contra as urnas eletrônicas foi um dos fatores determinantes para a pressão das Forças Armadas para que Braga Neto desista da candidatura.

A reportagem destaca que, a possível candidatura, que conta com o apoio do presidente nacional de seu partido, Valdemar Costa Neto, e do ex-presidente Jair Bolsonaro, preocupa o comando do Exército, pois há temores de que o apoio de milícias fluminenses a candidatos vinculados ao bolsonarismo acabe prejudicando a imagem da instituição. O Exército acredita que, por este motivo, é necessário um período de afastamento da política para restaurar a confiança junto à população. Além disso, as revelações recentes sobre o apoio de oficiais da ativa e da reserva às ações antidemocráticas de Bolsonaro e as exposições durante a CPMI do Congresso deixaram os generais do Alto Comando “envergonhados”.

continua após o anúncio

Outro motivo para a não candidatura de Braga Netto à prefeitura é o fato de ter sido responsável pela intervenção militar na área de segurança do estado, entre fevereiro de 2018 e janeiro de 2019. A operação não obteve sucesso em desarticular as milícias, considerada uma das principais causas do problema no Rio de Janeiro, e registrou um aumento significativo de mortes por agentes de segurança sob o comando do interventor.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247