"Alimentação é o primeiro degrau da cidadania", diz Patrus Ananias sobre o Nobel da Paz para o combate à fome
O ex-ministro de Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Lula, deputado Patrus Ananias lembrou dos avanços dos programas de aquisição de alimentos no Brasil
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - O deputado Patrus Ananias (PT-MG) celebrou a divulgação nesta sexta-feira (9) do Prêmio Nobel da Paz para o Programa Mundial de Alimentos (PMA), a agência das Nações Unidas, pelos seus esforços para combater a fome e melhorar as condições de paz em áreas afetadas por conflitos.
Patrus foi ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, no governo Lula, e foi um dos responsáveis pela implantação do Programa Bolsa Família e as políticas públicas que retiraram o Brasil do Mapa da Fome.
"Também esse prêmio é o reconhecimento para que a fome se torne o mais breve possível uma página virada na história do Brasil da humanidade”, disse o parlamentar.
Leia, abaixo, a declaração de Patrus Ananias:
“O Prêmio Nobel da Paz deste ano nos mostra a urgência de colocarmos em primeiro plano a alimentação adequada, saudável, a segurança alimentar e nutricional de todas as pessoas em todos os cantos do Brasil e do mundo como uma prioridade.
A alimentação é o primeiro degrau da cidadania.
Esse Prêmio Nobel me faz resgatar uma belíssima conquista que nós tivemos no Brasil a partir do início do governo do presidente Lula quando implantamos junto com o presidente o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e retiramos o do Brasil do Mapa da Fome, com o programa Bolsa Família, referência também no mundo inteiro, umas das nossas políticas públicas de segurança alimentar, nutricional, com as nossas políticas públicas de Assistência Social.
Apoiamos a agricultura familiar, através de programas extraordinários, que infelizmente estão sendo destruídos hoje, como o Pronaf, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar e o PAA, Programa de Aquisição de Alimentos, da agricultura familiar. Implantamos pelo Brasil afora os restaurantes populares, as cozinhas comunitárias, os bancos de alimentos. Desenvolvemos programas relacionados com a agricultura urbana.
Por isso esse reconhecimento através do Prêmio Nobel da Paz ao Programa Mundial de Alimentos também é um reconhecimento ao trabalho que nós desenvolvemos no Brasil nos governos Lula Dilma. Hoje infelizmente estão sendo destruídos.
Também esse prêmio é o reconhecimento para que a fome se torne o mais breve possível uma página virada na história do Brasil da humanidade”.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247