Agora é a vez do Brasil ensinar os Estados Unidos

Estudantes norte-americanos, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos mais avanados centros de ensino em cincia e tecnologia do mundo esto no Rio para conhecer aes sociais; na tarde de ontem, eles estiveram o Complexo do Alemo analisando o telefrico; mudanas promovidas pelo PAC impressionaram os jovens



✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT), um dos mais avançados centros de ensino em ciência e tecnologia do mundo, localizado em Massachusetts (EUA), estão no Rio para conhecer ações sociais e sistemas de transporte e mobilidade urbana desenvolvidos pelo Estado e pela prefeitura.

A viagem faz parte de um convênio entre o MIT e o Banco Mundial que prevê visitas a outras duas cidades, Madri e Moscou, com o mesmo objetivo: conhecer a realidade local e propor sugestões e soluções tecnológicas para os problemas levantados.

"O Rio é muito interessante do ponto de vista da mobilidade urbana por causa das condições variadas e extremas da sua população, o que permite um campo extenso de análise e pesquisas para nossos alunos", destacou o professor do MIT, Kristian Kloeckl.

continua após o anúncio

Na última quinta-feira (15), os estudantes visitaram o Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, onde testaram - e aprovaram - o teleférico implantado pelo Estado, com capacidade para transportar até 30 mil passageiros por dia.

"O sistema não apenas facilita o ir e vir dos moradores, mas contribui muito para encurtar a distância entre a comunidade informal e o asfalto", disse a estudante Karina Penedo Silvester.

continua após o anúncio

 Mudanças promovidas pelo PAC impressionam o grupo

Os estudantes também visitaram a Secretaria de Transportes e o Palácio Guanabara, onde conversaram com a coordenadora do PAC Social, da Casa Civil, Ruth Jurberg, sobre os projetos sociais desenvolvidos na Rocinha e nos complexos do Alemão e de Manguinhos, como forma de contribuir para a organização social e o crescimento econômico dessas localidades.

continua após o anúncio

"Eles ficaram muito impressionados com as mudanças que as obras e as ações provocaram, em tão pouco tempo, nessas comunidadesm que viveram muitos anos privadas de oportunidades", disse Ruth Jurberg, que foi convidada pelo professor Kristian Kloeckl a visitar Massachusetts e apresentar os projetos do Governo do Estado no MIT.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247