Abuso policial: guarda espanca suspeito no Rio

Guarda Municipal de Casimiro de Abreu foi flagrado por imagens de vídeo de celular agredindo um rapaz, após ter sido abordado quando estaria transitando de moto, de maneira irregular, pelas ruas centrais da cidade; secretaria de segurança pública disse que vai abrir inquérito administrativo para apurar os fatos

Guarda Municipal de Casimiro de Abreu foi flagrado por imagens de vídeo de celular agredindo um rapaz, após ter sido abordado quando estaria transitando de moto, de maneira irregular, pelas ruas centrais da cidade; secretaria de segurança pública disse que vai abrir inquérito administrativo para apurar os fatos
Guarda Municipal de Casimiro de Abreu foi flagrado por imagens de vídeo de celular agredindo um rapaz, após ter sido abordado quando estaria transitando de moto, de maneira irregular, pelas ruas centrais da cidade; secretaria de segurança pública disse que vai abrir inquérito administrativo para apurar os fatos (Foto: Roberta Namour)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Sandra Santos, do Clique Diário - A população de Casimiro de Abreu está revoltada com a ação de um Guarda Municipal que foi flagrado por imagens de vídeo de celular agredindo um rapaz, após ter sido abordado quando estaria transitando de moto, de maneira irregular, pelas ruas centrais da cidade. O vídeo mostra a vítima derrubada no chão, sem chances de defesa, sendo agredida publicamente por três guardas, na frente de diversas testemunhas. O vídeo foi apresentado essa semana pelo vereador do município, Rafael Jardim (PMDB).

O vídeo foi gravado e enviado pelo próprio vereador Rafael Jardim para uma rede de TV local. As imagens foram gravadas na última segunda-feira. Justificando a agressão, a Prefeitura de Casimiro emitiu uma nota alegando que o homem teria ofendido os profissionais da guarda e entrado em uma rua na contramão. A prefeitura informou ainda que a “GM tem autoridade para fazer este tipo de abordagem”, afirmou a nota que diz ainda que a vítima de agressão vai ser interpelada pela Prefeitura e responder por ameaça, desobediência e resistência, com a justificativa de que desacatar funcionário público durante o exercício da profissão é crime.

A secretaria de segurança pública vai abrir inquérito administrativo para apurar os fatos. O rapaz que foi vítima da agressão também é funcionário da prefeitura. José Carlos nega as acusações de que tenha ofendido os guardas municipais em algum momento e que os guardas usaram isso como defesa após as imagens serem divulgadas. Ainda segundo a vítima, o guarda já o vinha perseguindo e o parou na rua pelo fato de estar com a moto sem placa.

continua após o anúncio

“Mas isso não era motivo para ser humilhado publicamente. Sou radicado, nascido nessa cidade, todo mundo conhece minha índole. Vou entrar com processo contra o agressor. Quero também solicitar uma sindicância para dar seguimento a este processo administrativo. Ainda estou conversando com meu advogado avaliando a melhor maneira de resolver tudo isso”, declarou o rapaz à imprensa.

José Carlos contou ainda que durante a abordagem todo mundo gritou para que ele não reagisse. “O guarda disse que eu e minha moto estaríamos presos. Ora, eu argumentei que ele não é policial para me levar preso”, contou. Ainda segundo José, muitas pessoas em Casimiro reclamam sobre o despreparo com que atua a Guarda Municipal. Em relação a isso, o vereador Rafael Jardim informou que várias reclamações estão chegando à ouvidora, sobre o despreparo e a maneira de abordagem da GM. O parlamentar informou que vai convidar os guardas envolvidos para prestar esclarecimento na Câmara.

continua após o anúncio

Cerca de 150 guardas efetivos atuam hoje em Casimiro de Abreu. Os agentes portam de armamento não-letal, Spark, disparo elétrico incapacitante, que emite ondas que sobrepõe o cérebro fazendo com que o indivíduo perca momentaneamente os movimentos, caso seja necessário durante o trabalho. Embora classificado como “não letal”, o armamento dispara uma grande carga elétrica que, dependendo da condição de saúde da pessoa alvejada, pode levar à morte. Depois deste fato, a população teme que nova cena de violência possa se repetir.

A equipe do DIÁRIO DA COSTA DO SOL tentou contato com o comandante da Guarda Municipal, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

continua após o anúncio
continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247