A partir de maio, trabalhadores da Mercedes em São Bernardo terão contrato de trabalho suspenso temporariamente

Decisão foi tomada em uma assembleia realizada na última quinta-feira entre a montadora e o Sindicato, e já estava prevista no acordo coletivo de trabalho da fábrica

(Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 — A partir de maio, cerca de 1,2 mil trabalhadores da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo terão seus contratos de trabalho suspensos por um período de dois a três meses. Essa decisão foi tomada em uma assembleia realizada na última quinta-feira entre a montadora e o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e já estava prevista no acordo coletivo de trabalho da fábrica. A Mercedes-Benz também está negociando layoff de até dois meses para os funcionários da fábrica de Juiz de Fora, em Minas Gerais.

Durante o período de suspensão do contrato, os trabalhadores receberão salário líquido integral e serão submetidos a um curso de capacitação profissional. A Mercedes-Benz afirmou em nota que está comprometida em buscar alternativas em conjunto com o sindicato para gerenciamento do volume de produção diante da demanda de mercado.

continua após o anúncio

Os funcionários que entrarão em layoff agora terão garantia de retorno à fábrica, e não serão afetados em um eventual próximo layoff, caso seja necessário. A queda na demanda por caminhões é um dos motivos para a adequação da produção, juntamente com a falta de peças e altas taxas de juros no país. Em 2022, houve uma antecipação na compra de caminhões devido à entrada em vigor do Euro 6, em janeiro deste ano, o que também contribuiu para a queda na demanda este ano. A fábrica de São Bernardo conta com cerca de 8 mil trabalhadores, dos quais 6 mil estão na produção.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247