Vital do Rêgo: 'Moro questionará Zanin, mas passa longe de mim qualquer dúvida sobre o comportamento de um e de outro' (vídeo)

Cresce a expectativa entre senadores para a sabatina com o advogado indicado por Lula para uma vaga no Supremo

Montagem (da esq. para a dir.): Veneziano Vital do Rêgo, Sergio Moro e Cristiano Zanin
Montagem (da esq. para a dir.): Veneziano Vital do Rêgo, Sergio Moro e Cristiano Zanin (Foto: ABR)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) demonstrou confiança no advogado Cristiano Zanin Martins, que fará um discurso e responderá a perguntas de senadores na manhã desta quarta-feira (21) no Legislativo. Ele foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O emedebista é relator da sabatina com o advogado marcada para esta quarta-feira (21). 

O parlamentar comentou sobre o senador Sergio Moro ((União Brasil-PR). "O senador Moro haverá de questioná-lo, mas passa, longe de mim, qualquer dúvida em relação ao comportamento de um e de outro", afirmou o senador do MDB em entrevista ao jornalista Octávio Guedes, na GloboNews.

continua após o anúncio

Quando era juiz da Operação Lava Jato em primeira instância jurídica, Moro condenou Lula no processo do triplex em Guarujá (SP) e tirou o petista da eleição de 2018. No ano seguinte, o então juiz aceitou ser ministro da Justiça do governo Jair Bolsonaro (PL), mas, em 2021, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) declararam a suspeição do ex-magistrado nos processos contra o atual presidente da República, que teve os direitos políticos devolvidos. Em 2022, Moro foi derrotado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) por fraude em domicílio eleitoral e, por consequência, foi candidato pelo estado do Paraná. 

continua após o anúncio

A partir de 2019 começaram a ser divulgadas na imprensa as conversas de Moro com procuradores do Ministério Público Federal (MPF-PR). De acordo com os diálogos, mesmo na função de juiz, ele trabalhava como uma espécie de "assistente de acusação", ao interferir na elaboração de denúncias, que devem ser feitas por promotores. 

Em março deste ano (2023), o advogado Rodrigo Tacla Duran disse que Moro esteve envolvido em tentativa de extorsão na Lava Jato. No começo de junho, foi a vez do empresário Tony Garcia apontar irregularidades do ex-juiz. Ao 247, o delator afirmou ter sido instruído para ser entrevistado pela Veja e dar à revista informações que pudessem prejudicar a carreira política do ex-ministro José Dirceu (PT). O empresário disse que, a mando de Moro, gravou de forma ilegal o ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) em 2018. Garcia afirmou que o ex-juiz transformou "Curitiba na Guantánamo brasileira". Disse que o senador chantageou a rede Walmart.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247