Rubens Pereira Júnior: "Dino é a mudança"

Em entrevista ao blog de Robert Lobato, o líder da oposição na Assembleia falou sobre a crise no sistema prisional e as eleições de 2014; "O Flávio [Dino] representa a vontade de mudança e transformação que hoje é evidente na maioria da população do nosso estado, mais de 70% da população deseja a mudança, por reconhecer que o governo falhou do ponto de vista político e administrativo"

Em entrevista ao blog de Robert Lobato, o líder da oposição na Assembleia falou sobre a crise no sistema prisional e as eleições de 2014; "O Flávio [Dino] representa a vontade de mudança e transformação que hoje é evidente na maioria da população do nosso estado, mais de 70% da população deseja a mudança, por reconhecer que o governo falhou do ponto de vista político e administrativo"
Em entrevista ao blog de Robert Lobato, o líder da oposição na Assembleia falou sobre a crise no sistema prisional e as eleições de 2014; "O Flávio [Dino] representa a vontade de mudança e transformação que hoje é evidente na maioria da população do nosso estado, mais de 70% da população deseja a mudança, por reconhecer que o governo falhou do ponto de vista político e administrativo" (Foto: Leonardo Attuch)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Maranhão 247 - Em entrevista ao blog de Robert Lobato, o líder da oposição na Assembleia Legislativa, Rubens Pereira Júnior, falou sobre as eleições de 2014 e afirmou que Flávio Dino, do PCdoB, representa a mudança. Leia, aqui, a íntegra e, abaixo, alguns trechos:

OPOSIÇÃO DO “QUANTO PIOR, MELHOR”

Não fazemos oposição do tipo do “quanto pior, melhor”. Ninguém gosta das desgraças do Maranhão. Quando divulgamos um indicador social negativo, não fazemos isso com gosto, pelo contrário, isso dói muito, pois sabemos que se trata do sofrimento nas vidas de maranhenses. Nosso papel de fato tem sido fiscalizar, denunciar, mas sempre acompanhado de proposições.

continua após o anúncio

CRISE DO SISTEMA PRISIONAL MARANHENSE

Dois pontos em especial foram decisivos para o agravamento desta situação: (1) A centralização dos presos em São Luís; (2) A precarização, através da privatização, dos serviços.

continua após o anúncio

Dou como exemplo o caso de um preso provisório lá de Matões. Ele é réu primário e tem bons antecedentes, mas foi mandado para Pedrinhas. Ele liga para os pais do interior da penitenciária e diz “olha, ou eu cometo aquele delito ou vão me matar aqui dentro”. Dentro da prisão ele teve que se associar a uma facção. Então, é alguém que não deveria sequer estar em Pedrinhas. O envio desse preso para São Luís é um erro, talvez, infelizmente, irrecuperável. Sem dúvida a regionalização e descentralização dos presos e a separação dos mesmos pela gravidade dos crimes é um dos pontos principais na instalação do caos que temos acompanhado.

O outro ponto é a precarização do serviço. O governo optou por não valorizar os servidores do sistema penitenciário, especialmente os agentes penitenciários preferindo intensificar e ampliar os contratos com as empresas VTI e Atlântica. Desde que a governadora Roseana assumiu o mandato, só a empresa VTI já recebeu mais de R$ 209 milhões, o que aponta um crescimento vertiginoso, especialmente nos dois últimos anos. Todas as denúncias que passaram no sentido de péssimas vistorias, benefícios e facilidades para os presos sem dúvida nenhuma recaem sobre esta empresa, que recebe e muito para prestar um péssimo serviço.

continua após o anúncio

Chega de equívocos premeditados, está na hora do governo sustar os contratos com estas empresas, acabar com a precarização e respeitar o funcionário público. Infelizmente esta era uma crise anunciada.

DISPOSIÇÃO EM AJUDAR O GOVERNO

continua após o anúncio

Dentro das nossas limitações no poder legislativo, a bancada de oposição, desde o mês de outubro, tem dado algumas sugestões para o governo do estado no sentido de melhorar. Basta buscar nossos pronunciamentos em que propusemos muito do que está sendo feito agora. Transferência de presos para presídios federais, intervenção no sistema penitenciário. Os números de homicídios na região metropolitana de São Luís são alarmantes, portanto merecem ser vistos com a força e energia que o momento exige. Nós propusemos também a federalização dos crimes, não apenas em Pedrinhas, todo e qualquer crime que claramente violem os direitos humanos, como é o caso da morte da menina Ana Clara. Sugerimos ainda o afastamento imediato do secretário Aluísio Mendes, que é quem deu causa a todo esse caos, ele não tem condições de reverter o quadro, além de não ter mais qualquer participação nas decisões da polícia militar, hoje o comando da polícia militar é um poder à parte na secretaria de segurança, mas o governo do estado não nos ouviu.

Ajudamos por exemplo quando denunciamos o corte do orçamento na pasta da segurança pública, neste caso, o governo foi obrigado a nos escutar, o bloco da oposição soube levar o debate a população do Maranhão.

continua após o anúncio

Não descartamos o pedido de instalação de uma CPI do sistema carcerário para apurar as responsabilidades.

FLÁVIO DINO “MELHOR CANDIDATO”

continua após o anúncio

O Flávio representa a vontade de mudança e transformação que hoje é evidente na maioria da população do nosso estado, mais de 70% da população deseja a mudança, por reconhecer que o governo falhou do ponto de vista político e administrativo no desafio de garantir um Maranhão melhor para os maranhenses. Portanto, Flávio é quem representa esse projeto, o sentimento de mudança, o combate ao materialismo, às práticas oligárquicas, essas que têm que ser efetivamente combatidas.

Mais do que mudar o nome, o Maranhão quer e precisa da mudança de práticas políticas e acredito que o Flávio é o melhor nome para conseguir alcançar tais objetivos.

continua após o anúncio

Defeitos e qualidades do candidato - Todo ser humano tem erros e acertos, defeitos e qualidades. Não existe um candidato perfeito, desconfie daquele candidato que se apresentar como perfeito. Entendo que Flávio está preparado para o debate político, mais do que debater o candidato, nós temos que debater o estado do Maranhão e o que fazer para mudar a realidade dos nossos indicadores sociais.

LUIS FERNANDO ENQUANTO “AMEAÇA”

Não acredito que o Luis Fernando seja uma ameaça ao projeto das oposições. Ele representa todo o atraso que nós combatemos. Ele, por exemplo, foi um péssimo secretario da Casa Civil, não deixando uma única marca. Alguém pode destacar: “ele fez uma escola em tempo integral em Ribamar”, mas em dois anos como secretario da Casa Civil não conseguiu implantar ou coordenar o governo Roseana Sarney para implantar uma única escola em tempo integral ainda que fosse a título de teste.

Ele representa a continuidade das mesmas práticas implantadas a meio século no Estado. Não vejo mudança com a candidatura de Luis Fernando, tampouco posso acreditar que o grupo Sarney se confie, mais uma vez, apenas nas manobras de abuso político econômico, que o dinheiro possa ser mais forte que a vontade popular.

A GESTÃO EDIVALDO E AS EXPECTATIVAS DA POPULAÇÃO

Acredito que as expectativas da população estão sendo atendidas pelo prefeito Edivaldo Júnior. O prefeito tem acertado desde o inicio de sua administração, apesar de todas as dificuldades. O início de 2014 é exemplo disso, o forte apoio da base política, isso é nítido em todos os eventos que participamos e alguns anúncios de obras importantes, como os R$ 10 milhões em convênios com o governo federal, na área do esporte, turismo e cultura, a entrega de 44 ônibus escolares pelo secretario Geraldo Castro. Ele vem conseguindo construir a marca de sua gestão.

O IMPEACHMENT DA GOVERNADORA

O pedido de impeachment da governadora não foi feito por nenhum deputado de oposição. Não conheço o pessoal do “coletivo” [trata-se do famigerado Coletivo de Advogados de Direitos Humanos-Cadhu], conheço apenas um dos membros que é do PSOL, não tem qualquer vinculação político-partidária com o PCdoB. Entendemos que a ação do presidente Arnaldo Melo de arquivar o impeachment foi equivocada.

O regimento interno da Assembleia é claro em informar que é necessária a instalação de uma comissão formada por um quinto dos deputados da assembleia e que esta comissão é que deve apreciar e julgar o pedido de impeachment. Nós recorremos para defender o regimento, nem entramos ainda no mérito do impeachment apesar dos fatos narrados serem gravíssimos como violações de direitos humanos que aconteceram tanto em Pedrinhas, quanto fora do presídio, serem desastrosas para nosso estado. O vice-presidente, Max Barros, também rejeitou nosso recurso, afirmando que não temos legitimidade, o que é um erro por parte do vice-presidente da casa, uma vez que qualquer deputado é parte legítima para defender o devido procedimento, como é determinado pelo regimento interno da casa.

Nós, deputados de oposição, não descartamos a possibilidade de recorrer da decisão do vice-presidente. O que não entendo é por que o estado, que tem ampla maioria na assembleia, tem tanto medo de ouvir a opinião dos deputados estaduais sobre essa onda de violação dos direitos humanos

PROJETO POLÍTICO PARA 2014

Primeiro ajudar a oposição a vencer as eleições no estado do Maranhão, garantir que o projeto da mudança seja efetuado e o mais importante que implantemos um projeto com a marca progressista, voltado para o desenvolvimento social, o combate às práticas oligárquicas. Também sou pré-candidato a deputado federal pelo meu partido. Tenho dois mandatos como deputado estadual, com a convicção que dei minha contribuição na Assembleia, já fui vice-líder do bloco de governo, quando Jackson Lago era o governador, já fui presidente da comissão de constituição e justiça, já fui vice-líder e hoje sou líder do bloco parlamentar de oposição. Posso ajudar muito mais o Maranhão e o meu partido disputando uma vaga na câmara federal.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247