Prefeitura do Recife acionou plano de contingência contra chuvas só 48 horas após receber alerta
Chuvas dos últimos dias no Grande Recife já deixaram ao menos 91 mortos

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247 - Subiu para 91 o número de mortos provocados pelas fortes chuvas que assolam a Região Metropolitana do Recife (RMR) desde a semana passada. De acordo com a Defesa Civil de Pernambuco, ao menos 26 pessoas estão desaparecidas. O número de desabrigados, que no domingo (29) chegava a mais de 3,5 mil pessoas, não foi informado. A tragédia na capital foi agravada em função da Prefeitura do Recife, administrada por João Campos (PSB), ter acionado o plano de contingência somente 48 horas após receber o alerta sobre o risco de chuvas intensas emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Ao todo, 14 municípios da RMR estão em situação de emergência. As cidades que decretaram o estado de emergência são Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Moreno, São José da Coroa Grande, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, Nazaré da Mata, Paulista, Goiana, São Vicente Férrer, Paudalho, Timbaúba e Camaragibe.
De acordo com a coluna de Carlos Madeiro, do UOL, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão federal ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, emitiu um boletim geo-hidrológico na última quarta-feira (25) alertando para o "risco alto" de chuvas intensas e de deslizamentos na RMR.
A Prefeitura do Recife, porém, só acionou o plano de contingência no dia seguinte, após a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) ter emitido um outro boletim confirmando a previsão de chuvas intensas ao longo do final de semana. A Prefeitura do Recife confirmou ter utilizado os alertas da Apac como referência.
Nesta segunda-feira, Jair Bolsonaro (PL) sobrevoou algumas das áreas mais atingidas pelas chuvas no Grande Recife e acusou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), de “falta de iniciativa” e de querer “politizar a desgraça" provocada pelas chuvas.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247