Porto do Itaqui apresenta resultados históricos em feira

No período de 2011 e 2013, diversos recordes foram alcançados, entre eles, a movimentação de 45 milhões de toneladas de produtos nos três anos; redução em 59% no tempo médio de espera dos navios para graneis sólidos; aumento de 47% na taxa de produtividade também para graneis sólidos; quarta melhor gestão ambiental considerada pela Antaq e aumento de 76% de investimentos próprios na infraestrutura portuária

No período de 2011 e 2013, diversos recordes foram alcançados, entre eles, a movimentação de 45 milhões de toneladas de produtos nos três anos; redução em 59% no tempo médio de espera dos navios para graneis sólidos; aumento de 47% na taxa de produtividade também para graneis sólidos; quarta melhor gestão ambiental considerada pela Antaq e aumento de 76% de investimentos próprios na infraestrutura portuária
No período de 2011 e 2013, diversos recordes foram alcançados, entre eles, a movimentação de 45 milhões de toneladas de produtos nos três anos; redução em 59% no tempo médio de espera dos navios para graneis sólidos; aumento de 47% na taxa de produtividade também para graneis sólidos; quarta melhor gestão ambiental considerada pela Antaq e aumento de 76% de investimentos próprios na infraestrutura portuária (Foto: Itevaldo Junior)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Maranhão 247 - Os bons resultados alcançados pelo Porto do Itaqui nos últimos três anos e as perspectivas de negócios serão apresentados na maior feira de logística e transporte da América Latina e segunda maior do mundo. A 20ª Intermodal South America acontece de amanhã (dia 1º) até quinta-feira (dia 3), no Transamerica Expor Center, em São Paulo.
Com ênfase em resultados, parcerias estratégicas, investimentos no desenvolvimento de pessoas e em eficiência multimodal, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) ampliou a capacidade de recebimento, armazenamento e expedição de cargas do Porto de Itaqui, um dos mais importantes do país.
No período de 2011 e 2013, diversos recordes foram alcançados. Entre eles, a movimentação de 45 milhões de toneladas de produtos nos três anos, redução em 59% no tempo médio de espera dos navios para graneis sólidos, aumento de 47% na taxa de produtividade também para graneis sólidos, quarta melhor gestão ambiental considerada pela Antaq, aumento de 76% de investimentos próprios na infraestrutura portuária.
O diferencial na gestão é refletido nos bons negócios firmados e nas estatísticas. Mesmo com obras que visam à expansão da infraestrutura portuária e implantação de grandes projetos, o Itaqui movimentou 20% a mais de cargas no primeiro bimestre desse ano quando comparado no mesmo período de 2013.
“As boas parcerias firmadas, as excelentes ideias, a capacidade de execução na área operacional, o desenvolvimento de pessoas, a eficiência multimodal do porto, os investimentos de resultados na infraestrutura portuária foram determinantes nos últimos três anos para a expansão dos negócios da administradora do porto maranhense”, enfatizou Luiz Carlos Fossati, presidente da Emap.
Atualmente, o porto maranhense oferece solução logística para os empreendimentos que se instalam no estado, os berços são multiusos, com flexibilidade de variedade de cargas.
Cargas - Outro marco para o Itaqui é a diversidade nas cargas. Três novos produtos incrementam o portfólio de cargas do Itaqui somente esse ano: coque, soda cáustica e celulose. Para 2014, cerca de 17 milhões de toneladas de cargas deverão ser movimentadas.
A movimentação de contêineres deverá duplicar alcançando os 20 mil TEUS. A ampliação do serviço com os armadores nacionais e internacionais de contêineres no final do ano passado já reflete nas estatísticas de movimentação do Itaqui. São três linhas regulares que atendem ao porto maranhense: Aliança, CMA CGM e LOG-IN.
O início das atividades do Terminal de Grãos (Tegram), previsto para o segundo semestre deste ano, aumentará consideravelmente o volume de grãos, que deverá chegar a 7,5 milhões de toneladas/ano até 2017. O Tegram do Porto do Itaqui mudará o eixo das exportações do país oferecendo uma logística mais eficiente aos usuários dos congestionados portos do Sul e Sudeste. A movimentação de grãos será feita através da especialização dos berços 103 e 100.

Resultado alcançados
Com inovação e apostando na expansão de capacidades para suprir a demanda do mercado nacional e internacional, a Emap desenvolve uma gestão focada em resultados. O diferencial na gestão é refletido nas estatísticas dos últimos três anos:
- Redução em 59% no tempo médio de espera dos navios para graneis sólidos (2012 a 2013);
- Aumento em 36%para graneis sólidos na taxa de movimentação dos berços multiusos;
- Aumento de 47% na taxa de produtividade nos berços multiuso para graneis sólidos;
- 4º melhor Gestão Ambiental em porto público considerado pela Antaq;
- Aumento de 52% nas receitas da Emap nos últimos três anos;
- Aumento em 76% de investimentos próprios na infraestrutura portuária;
- Aumento de 30% no número de berços e de 100% de berços automatizados;
- 15,7 milhões de toneladas movimentadas registrando recorde histórico em 2012;
- Crescimento de 12,8% em 2012, enquanto a média nacional não chegou a 3%;
- Aumento em 76% no volume de movimentação de contêineres, sem a construção do Terminal de Contêiner que consta em projetos da Emap.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247