Pesquisa mostra industrial maranhense mais confiante
Índice de Confiança do Empresário Industrial, apurado mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), apontou 59,9 pontos em março; o Icei do Maranhão ficou acima dos valores registrados para o Nordeste e para o Brasil; no primeiro cenário - Nordeste -, o índice ficou em 56,3 pontos, o que demonstra otimismo com destaque para as empresas de pequeno porte

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Maranhão 247 - O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) do Maranhão de março ficou em 59,9 pontos. O resultado da pesquisa, que é realizada mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), mostra que os industriais maranhenses permanecem confiantes, apesar de o indicador ser 2,5 pontos abaixo do que foi registrado em fevereiro.
O Icei do Maranhão ficou acima dos valores registrados para o Nordeste e para o Brasil. No primeiro cenário - Nordeste -, o índice ficou em 56,3 pontos, o que demonstra otimismo, apesar do recuo de 0,9 ponto no período. Já para o Brasil, houve aumento de 0,1 ponto em relação ao mês anterior, e para este cenário, o Icei marcou 52,5 pontos.
O otimismo para o cenário maranhense, detectado pela pesquisa, reflete o ânimo das empresas de pequeno porte, cujo indicador ficou em 62,1 pontos, enquanto as empresas de grande e médio porte tiveram o indicador em 59,3 pontos.
Quando se olha para os segmentos da indústria, percebe-se que as extração e transformação do Maranhão permanecem em boas condições, como demonstra o indicador em 58,6 pontos, o que sinaliza melhorias. No entanto, a Construção Civil apresenta uma situação oposta, com o indicador em 44 pontos, o que sinaliza que as condições das empresas pioraram ante os últimos seis meses.
Quanto às expectativas para os próximos seis meses, a pesquisa indica que há confiança. Para a Construção Civil, o índice geral ficou em 60,6 pontos para março, enquanto as indústrias de transformação e extração ficou em 67,9 pontos.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247