Número de casos de dengue cai 51% no MA

Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostra o Maranhão entre os estados com o menor número de notificações da doença no trimestre passado em todo o país e o sexto no ranking nacional em número absolutos de casos; o Maranhão é dos três estados nordestinos com menos de mil notificações na região

Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostra o Maranhão entre os estados com o menor número de notificações da doença no trimestre passado em todo o país e o sexto no ranking nacional em número absolutos de casos; o Maranhão é dos três estados nordestinos com menos de mil notificações na região
Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostra o Maranhão entre os estados com o menor número de notificações da doença no trimestre passado em todo o país e o sexto no ranking nacional em número absolutos de casos; o Maranhão é dos três estados nordestinos com menos de mil notificações na região (Foto: Itevaldo Junior)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Maranhão 247 - O Maranhão apresentou redução de 51% nos casos de dengue de janeiro a março deste ano, segundo novo Boletim Epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde (MS). No primeiro trimestre de 2014, foram 729 notificações contra 1.501 do mesmo período do ano passado. O número de casos graves e de mortes em decorrência da doença também caiu. Em todo o país, houve redução de 76,7%. Em 2014, foram 215.169 notificações e no primeiro trimestre do ano passado 921.716 casos notificados.
O novo Boletim Epidemiológico do MS, divulgado dia 23 deste mês, mostra o Maranhão entre os estados com o menor número de notificações da doença no trimestre passado em todo o país e o sexto no ranking nacional em número absolutos de casos, ficando atrás apenas de Sergipe, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e do Amapá - o estado com o menor número de registros. No total de casos graves da doença, o Maranhão também apresentou redução no estado, passando de 18, no primeiro trimestre de 2013, para 11 no mesmo período deste ano (redução de 38%). O número de mortes caiu de 9 para 2, uma queda de 77%.
Se considerados apenas os estados da Região Nordeste, o Maranhão ocupa a segunda colocação, que tem Sergipe como estado com menor número de casos notificados; o Piauí aparece em terceiro lugar. Os três foram os únicos estados com menos de mil notificações no Nordeste. Com cerca de 6,5 mil casos, o Ceará é o estado nordestino com maior número de casos notificados de dengue.
O secretário estadual de Saúde, Ricardo Murad disse que o estado intensificou as estratégias com os municípios para evitar o avanço de dengue no Maranhão. “O Estado firmou convênios com as prefeituras para equipar as unidades de apoio e capacitar equipes para diagnosticar e tratar o doente”, disse Murad.
De acordo com o secretário, a melhor forma de coibir a proliferação da lava é investir em ações que eliminem os focos do mosquito.
O Maranhão seguiu uma tendência de queda que foi observada em todo o país, segundo os dados do ministério. Em 2014, o Brasil teve 215.169 notificações de janeiro a março, o que representa redução de 76,7% quando comparado ao primeiro trimestre do ano passado: 921.716. O número de casos graves da doença também caiu 80% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2013. De 1º de janeiro a 5 de abril, foram confirmados 937 casos graves da doença, contra 4.722 em 2013.
Seguindo a mesma tendência, os óbitos pela doença diminuíram 87% em relação a 2013. No período, foram confirmados 47 óbitos, sendo que, no ano passado, foram 368.
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, atribui a queda no número de casos graves da doença à organização da rede pública de saúde em todo o país, a ampliação no fluxo de atendimento, ao diagnóstico precoce e, sobretudo, a maior conscientização da população. "Esses números mostram que estamos no caminho certo. Contribuíram para esta redução o esforço dos profissionais de saúde e o controle dos focos do mosquito pelas equipes de vigilância. A participação da população na eliminação dos criadouros do mosquito também foi fundamental para a redução da dengue", avalia Chioro.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247