Natália Bonavides denuncia uso da ABIN por senadores bolsonaristas na CPI da Covid: governo não pode "abafar seus crimes"

Deputada Natália Bonavides (PT-RN) destacou que "o governo federal está fazendo uso, mais uma vez, inadequado da ABIN ao tentar utilizar a agência para criminalizar a atuação dos governadores no combate à pandemia e para subsidiar a atuação dos parlamentares governistas na CPI". O uso do órgão pelo governo para "abafar seus crimes já virou prática comum", disse ela

Deputada federal Natália Bonavides (PT-RN)
Deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) (Foto: Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) recorreu à Procuradoria-Geral da República (PGR) para denunciar o uso ilegal da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) para assessorar parlamentares da base do governo Jair Bolsonaro na CPI da Covid. 

"O governo federal está fazendo uso, mais uma vez, inadequado da ABIN ao tentar utilizar a agência para criminalizar a atuação dos governadores no combate à pandemia e para subsidiar a atuação dos parlamentares governistas na CPI. Isso não pode continuar", disse. "O uso da ABIN por parte do Governo para resolver e abafar seus crimes já virou prática comum e isso é inaceitável", acrescentou. 

continua após o anúncio

O motivo da iniciativa da parlamentar foi uma reportagem da Revista Crusoé, publicada no dia 7 de maio, apontando que a ABIN fez um requerimento urgente aos agentes de inteligência distribuídos pelo país, determinando a compilação de dados sobre irregularidades relacionadas à pandemia em âmbito estadual e municipal. De acordo com a matéria, a ordem foi enviada por mensagem de Whatsapp, um dia após o depoimento do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta à CPI, ou seja, na manhã do dia 05 de maio de 2021.

Na petição, a deputada afirmou que não há interesse público no fato de a "ABIN ser usada para subsidiar a tese de defesa do Governo Federal em uma CPI". 

continua após o anúncio

Inscreva-se no canal Cortes 247 e saiba mais: 

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247