MPF instaura inquérito para apurar engorda das praias em João Pessoa

O contrato prevê a elaboração de um masterplan (projeto conceitual) de proteção costeira e urbanização em quatro praias da capital paraibana

João Pessoa
João Pessoa (Foto: JJ Eduardo/Divulgação)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Considerando pedido de informação feito por veículo de imprensa, o Ministério Público Federal (MPF) informou que instaurou inquérito civil para apurar o processo de 'engorda' da orla de João Pessoa (PB) anunciado recentemente pela prefeitura. O MPF citou "ausência de informações claras dos gestores municipais" e disse haver possibilidade de que "nada de concreto estava em andamento". A empresa escolhida foi a Alleanza Projetos e Consultoria LTDA, responsável pelas intervenções na orla de Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Serão investidos R$ 275.502,40, conforme o contrato publicado no Diario Oficial do Município em 18 de abril deste ano. 

O contrato prevê a elaboração de um masterplan (projeto conceitual) de proteção costeira e urbanização, nas praias do Bessa, Manaíra, Ponta do Seixas (Falésia do Cabo Branco) e Jacarapé (Polo Turístico), em João Pessoa.

continua após o anúncio

Ao justificar sua decisão, o MPF disse que "não se trata da contratação de um simples estudo técnico preliminar, mas de uma modelagem técnica que desenhará a própria estrutura da futura obra, que condicionará, direcionará e moldará o próprio EIA/Rima e futuros pedidos de licenças ambientais".

"O agir administrativo já desencadeia graves prejuízos à coletividade, alijada do processo ao acreditar no pronunciamento da gestão municipal (o qual se demonstrou impreciso/falho), ante a importância do bem jurídico envolvido na licitação - meio ambiente marinho - para as presentes e futuras gerações", acrescentou.

continua após o anúncio

O procedimento de apuração no MPF foi aberto a partir de encaminhamento feito pela Assembleia Legislativa do Estado da Paraíba.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247