Metrô do Recife está perto de ter primeira greve contra privatização em 2023

Paralisação será discutida em uma assembleia dos metroviários que será realizada na quarta-feira

Metroviários do Recife seguem paralisados
Metroviários do Recife seguem paralisados (Foto: George Antony/CBTU)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

a247 - Os trabalhadores do Metrô do Recife podem entrar em greve na próxima quarta-feira (12). A possibilidade de paralisação que será discutida em uma assembleia da categoria se deve à não retirada da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) do Plano Nacional de Desestatização (PND).

"A gente está no processo de privatização da CBTU, onde inclui o Metrô do Recife. Além disso, temos um acordo coletivo, que estava praticamente fechado com a empresa. Mas de última hora recebemos a notícia de que a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais não aceitou a nossa proposta, onde a negociação é entre empresa e os sindicatos. Acertamos um acordo e na hora da categoria aprovar, simplesmente a empresa apresentou outra proposta”, disse o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro-PE), Luis Soares.

continua após o anúncio

Além da comunicação com parlamentares e tentar uma agenda com a Presidência da República, Luis Soares disse que aguarda também uma reunião com a governadora Raquel Lyra, que até agora não aconteceu. "Já encaminhamos vários ofícios para a Governadora. Queremos sentar para mostrar a situação do Metrô do Recife, que a saída não é a privatização, mas a recuperação".

“Eu quero colocar isso para a governadora, para que ela possa junto conosco buscar os recursos necessários para termos um metrô funcionando com qualidade, estatal-federal. E ela cobre isso do Governo Federal, junto conosco. O sistema vai parar porque não aguentamos mais essa situação da falta de compromisso do governo do presidente Lula, que não tem investido o suficiente no momento e ainda tem ministro dentro do Governo dele defendendo a privatização", completou.

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247