Maranhão e Piauí discutem com o Ministério da Saúde atendimento a pacientes maranhenses

Os serviços de média complexidade prestados a pacientes de 12 municípios maranhenses representa 80% da dívida apresentada pelo Piauí 

Os serviços de média complexidade prestados a pacientes de 12 municípios maranhenses representa 80% da dívida apresentada pelo Piauí 
Os serviços de média complexidade prestados a pacientes de 12 municípios maranhenses representa 80% da dívida apresentada pelo Piauí  (Foto: Itevaldo Junior)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad apresenta hoje, em reunião às 9h, no Hotel Luzeiros, em São Luís, a representantes do Piauí e do Ministério da Saúde, as propostas sobre o encaminhamento de pacientes maranhenses para hospitais de cidades piauienses.
Ontem o secretário de Saúde reuniu com prefeitos e secretários municipais das regionais de São João dos Patos, Caxias, Timon e Chapadinha para discutir o problema.
Ricardo Murad apresentou dados informados pelo Piauí de atendimentos prestados a pacientes do Maranhão, destacando que os municípios maranhenses de Tutóia, Timon, São João dos Patos, São Francisco do Brejão, São Bernardo, Santana, Araioses, Barão de Grajaú, Caxias, Coelho Neto, Matões e Parnarama são os que mais buscam atendimento nas cidades piauienses de Teresina, Parnaíba e Floriano. Segundo ele, cerca de 80% da dívida apresentada pelo Piauí é referente a serviços de média complexidade prestados a pacientes desses 12 municípios.
Entre as propostas apresentadas pelos prefeitos e secretários municipais de saúde para diminuir os atendimentos realizados no Piauí, está a obrigatoriedade dos municípios maranhenses oferecerem o perfil mínimo de assistência à saúde - aprovado em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) - e maior controle na regulação dos pacientes de média complexidade para suas regiões de referência dentro do Maranhão - de acordo com as diretrizes da Programação Pactuada Integrada (PPI) de 2004.
A prefeita de São João do Sóter, Luiza Moura disse que esse processo de autonomia municipal é irreversível e elogiou a iniciativa do gestor estadual em ouvir os prefeitos e secretários na reorganização dos atendimentos entre os dois estados. "Os municípios precisam estar organizados para garantir atendimento de qualidade para seus munícipes. Temos que ter a compreensão de que a saúde no Piauí virou um segmento econômico muito forte e que já estamos oferecendo serviços com maior qualidade em nosso estado", justificou.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247