‘Mais Extensão’ finaliza primeira ação do ‘Mais IDH’
O Programa ‘Mais Extensão Universitária’, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), concluiu a primeira operação de campo, realizada de 18 de julho a 1° de agosto. Por meio dessa iniciativa, que terá outras etapas, 40 profissionais e 185 alunos estão desenvolvendo ações em 20 municípios do Maranhão com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); o objetivo é promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável; abrange três dimensões básicas: produção/renda, educação e saúde

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Maranhão 247 - O Programa ‘Mais Extensão Universitária’, da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), concluiu a primeira operação de campo, realizada de 18 de julho a 1° de agosto. Por meio dessa iniciativa, que terá outras etapas, 40 profissionais e 185 alunos estão desenvolvendo ações em 20 municípios do Maranhão com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A Uema realiza o programa em parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e outros órgãos públicos e empresas. O Objetivo é promover a superação da extrema pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural por meio de estratégia de desenvolvimento territorial sustentável. Abrange três dimensões básicas: produção/renda, educação e saúde.
Vários centros e Campi da Uema aprovaram 43 projetos no Programa, entre os quais centros de estudos de São Luís e os campi de Caxias, Bacabal, Timon, Barra do Corda, Balsas e Santa Inês. Foram 11 na área da saúde, 21 da educação e 11 de produção e renda.
O Programa fomentará ações extensionistas da Uema até janeiro de 2018, proporcionando a participação da comunidade acadêmica no desenvolvimento de projetos de extensão em municípios de menor IDH do Maranhão. Desde o seu lançamento, em dezembro de 2015, recebeu projetos diversificados apresentados pela comunidade universitária. Mensalmente, os coordenadores visitam os locais em que foram instalados os projetos, monitorando as ações para que, no início de 2017, seja realizada a segunda operação nos mesmos municípios.
Para o reitor da Uema, Gustavo Pereira da Costa, o Programa é um avanço na política de extensão. “O governador Flávio Dino apresentou o programa ‘Mais IDH’ e lançou para nós esse desafio. Pontualmente, observamos que haveria a necessidade de trazer o ‘Mais Extensão’ para o propositivo do Programa ‘Mais IDH’. É uma iniciativa que marca o ineditismo da ação da Uema dentro da consolidação de uma política mais efetiva da extensão universitária”.
De acordo com o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Porfírio Candanedo Guerra, o ‘Mais Extensão’ teve uma grande aceitação nos municípios “Tanto por parte da população, como pelos alunos e coordenadores. Estamos muito satisfeitos com esses primeiros resultados e vamos continuar com o trabalho”.
O escopo do ‘Mais Extensão’ é apoiar as ações governamentais nos municípios maranhenses de menor Índice de Desenvolvimento Humano, materializadas no Programa ‘Mais IDH’ do Governo do Maranhão.
*Com assessoria
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247