Lula pede a empresários que façam 'hora extra' para que Ferrovia Oeste-Leste seja inaugurada até 2026
"É pela soberania nacional que precisamos construir a Ferrovia de Integração Oeste-Leste e outras ferrovias pelo país. É pelo crescimento do Brasil", disse Lula
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira (3), o início da primeira etapa das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), que ligará Caetité, no sudoeste baiano, a Ilhéus – cidade na região sul da Bahia. No evento, Lula disse que o anúncio é a primeira obra do novo PAC (Plano Anual de Contratações), e também pediu que os empresários envolvidos no projeto “façam hora extra” para que a ferrovia seja inaugurada até o final de 2026.
"Quero fazer um pedido aos empresários: vocês têm que entregar a ferrovia antes do dia 31 de dezembro de 2026. Façam um pouco de hora extra, trabalhem no final de semana, se for necessário, para que a gente possa inaugurar logo. Senão, a gente corre o risco de uma outra 'coisa ruim' voltar nesse país, e ela [FIOL] ficar parada outra vez, então vamos tratar de inaugurar logo essa obra", disse disse Lula. O prazo para o término da obra estabelecido pela Bahia Mineração (BAMIM), empresa que arrematou a concessão da obra em leilão, foi 2027.
Lula também criticou a falta de investimentos em obras de infraestrura pelos governo anteriores e afirmou que "esse país quando nós começamos a fazer o primeiro trecho não tinha mais engenheiro ferroviário. esse país não produz mais trilhos, o que é uma vergonha". "É pela soberania nacional que precisamos construir a Ferrovia de Integração Oeste-Leste e outras ferrovias pelo país. É pelo crescimento do Brasil. Nosso país será do tamanho que quisermos", destacou mais à frente.
"Se o Brasil tivesse continuado com o ritmo de crescimento que tínhamos quando deixei a presidência, poderíamos ser a quarta economia do mundo. Infelizmente, o Brasil andou pra trás e perdemos a noção da grandeza do nosso país. Mas estamos restabelecendo o país que precisamos", ressaltou o presidente.
A FIOL é composta por três trechos, sendo que o primeiro deles – FIOL 1 – ligará as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, percorrendo 537 quilômetros de extensão dentro do território de 19 municípios.
O lote 1F é um dos quatro lotes de construção da FIOL 1 e conta com 127 quilômetros de extensão, ao longo de Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara.
As obras no lote 1F contam com investimento inicial de R$ 1,5 bilhão e têm previsão de iniciar conclusão em 36 meses.
No total, a FIOL terá 1.527 km de extensão, aproximadamente. Vai ligar o futuro Porto de Ilhéus (no litoral da Bahia) ao município de Figueirópolis (no Tocantins), ponto em que se conectará com a Ferrovia Norte-Sul. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e o Governo Federal trabalham para a concessão dos outros dois trechos: a FIOL II, entre Caetité e Barreiras (BA), com obras em andamento, e a FIOL III, de Barreiras (BA) a Figueirópolis (TO), que aguarda licença de instalação.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247