Governo entrega Centros Sociais em 12 municípios
Neste sábado, Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) foram inaugurados em Alto Alegre do Pindaré, Bernardo do Mearim, Esperantinópolis, Graça Aranha, Igarapé Grande, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lima Campos, Paulo Ramos, Poção de Pedras e Trizidela do Vale; inaugurações fazem parte de esforço do governo estadual para ampliar o acesso a serviços e programas sociais em todo o Maranhão; até o momento, 59 equipamentos como esses já foram inaugurados; no próximo dia 6 deste mês, serão entregues mais quatro centros de assistência, totalizando 63 novas unidades de CRAS e CREAS no estado em dois meses

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
Maranhão 247 - “Minha filha recebe o Bolsa Família e o Bolsa Escola. Com a presença do CRAS aqui, agora tenho para onde recorrer quando precisar de alguma informação sobre os programas que participamos”, disse o agricultor Josiel Alves Ferreira, 37 anos, pai da pequena Maria Raina, 6 anos. Eles foram beneficiados com a entrega de um novo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) em Lago do Junco, uma das 12 cidades maranhenses que receberam novos equipamentos sociais neste sábado (03).
Os municípios beneficiados com unidades de CRAS neste sábado foram: Alto Alegre do Pindaré, Bernardo do Mearim, Esperantinópolis, Graça Aranha, Igarapé Grande, Lago do Junco, Lago dos Rodrigues, Lima Campos, Paulo Ramos, Poção de Pedras e Trizidela do Vale. Já a cidade de Pedreiras recebeu, também no sábado, duas novas sedes: um CRAS e um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Ao todo, foram 13 equipamentos entregues somente neste dia 3 de setembro.
As inaugurações fazem parte de esforço do governo estadual para ampliar o acesso a serviços e programas sociais em todo o Maranhão. Até o momento, 59 equipamentos como esses já foram inaugurados. No próximo dia 6 deste mês, serão entregues mais quatro centros de assistência, totalizando 63 novas unidades de CRAS e CREAS no estado em dois meses.
A população comemorou a chegada dos novos equipamentos sociais. Em Graça Aranha, a lavradora Maria Rodrigues da Silva, 77 anos, falou da importância do novo CRAS em sua cidade. “Para nós, é muito bom esse CRAS confortável, com tudo novo, porque resolvemos tudo que a gente precisa aqui. Além disso, tem o grupo que eu participo e gosto muito, a gente brinca, se diverte e relaxa a mente”, disse a lavradora que tem 11 filhos e 14 netos, muitos deles beneficiários de programas como o Bolsa Família e o Bolsa Escola (Mais Bolsa Família). Com a nova unidade de assistência social, a família de Maria Rodrigues terá acesso facilitado a esses programas.
Morador de Lago do Junco, Francisco Gomes de Sousa, 60 anos, destacou os benefícios da entrega para a sua cidade. ” Minha família é beneficiária dos programas Bolsa Escola e Bolsa Família e precisávamos muito de uma sede para termos uma maior assistência das nossas demandas”, disse ele.
A coordenadora do CRAS de Graça Aranha, Janaína Silva, agradeceu ao governo do estado pela entrega do novo equipamento. “Temos muito a agradecer ao governador Flávio Dino por termos sido um dos primeiros municípios contemplados como um novo CRAS. Nossas atividades são bem dinâmicas e o novo prédio irá atender as nossas necessidades”, ressaltou a gestora. Somente em Graça Aranha, 900 famílias são atendidas com diversos serviços de assistência social através do CRAS. A unidade atende ainda a idosos, por meio de atividades laborais, palestras e atividades físicas, além de crianças, que participam de atividades educativas e recreativas.
Representando a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (Sedes), a secretária adjunta Wilnete Carvalho falou sobre a importância de novas unidades de CRAS e CREAS nos municípios. ”As inaugurações desses equipamentos de assistência social reforçam a política que a Sedes desenvolve na área, cujo foco é a garantia de acesso às políticas públicas para as famílias, de modo que elas possam usufruir de uma rede de atendimento com toda a estrutura para acolher e responder às suas demandas”, ressaltou a secretária.
A construção de cada unidade de CRAS custou aproximadamente 400 mil reais, e cada CREAS, 500 mil reais. Os prédios também receberam mobília e equipamentos de informática no valor de 40 mil reais cada. As novas estruturas possibilitam atendimento adequado aos usuários, com a privacidade e o conforto necessários em casos de violência, trabalho infantil e apoio a jovens, adultos e idosos. Os atendimentos são realizados por equipes formadas por assistentes sociais, pedagogos e psicólogos. Os novos prédios são uma parceria entre o governo estadual e os municípios, que ficarão encarregados da manutenção e gestão das unidades.
Maratona de entregas
Até o momento, o governo do estado já foi responsável pela entrega de 59 centros de assistência social em todo o Maranhão. No próximo dia 6 deste mês, serão inaugurados novas unidades no bairro Bequimão, em São Luís, e nas cidades de Brejo, Coelho Neto e São Bernardo, totalizando 63 novos equipamentos sociais em dois meses. A maratona de entregas será retomada em outubro, para alcance de uma marca de mais de 100 novos CRAS e CREAS no estado até o final do ano.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247