Governo anuncia pagamento do 13º
Por meio do Twitter, o governador Flávio Dino garantiu que o salário de dezembro dos servidores estaduais estará na conta neste sábado (23), antes do Natal, como prometido por ele; "Confirmo para amanhã, dia 23, o pagamento das remunerações relativas a dezembro dos servidores do @GovernoMA. Com isso, em mais 1 ano conseguimos antecipar a quitação dos nossos compromissos com os servidores", escreveu ele em sua conta no Twitter

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.
247, com Blog do Jorge Vieira - A crise econômica e política nacional atingiu em cheio os estados brasileiros, alguns com sérias dificuldades até mesmo para honrar os salários dos servidores. Mas, no Maranhão, o governo anunciou que pagará o vencimento de dezembro amanhã, antes do Natal. O 13º foi pago desde o último dia 20.
Por meio das redes sociais, Flávio Dino garantiu que o salário de dezembro dos servidores estaduais estará na conta amanhã, dia 23, portanto, antes do Natal como prometido por ele. "Confirmo para amanhã, dia 23, o pagamento das remunerações relativas a DEZEMBRO dos servidores do @GovernoMA. Com isso, em mais 1 ano conseguimos antecipar a quitação dos nossos compromissos com os servidores. Feliz Natal a todos", escreveu ele em sua conta no Twitter.
Só para se ter uma ideia comparativa, o Rio de Janeiro começou a pagar o salário do mês de outubro dos servidores estaduais agora, além do 13º de 2016. Isso mesmo, do ano passado. Os vencimentos dos meses de novembro e dezembro dos cariocas estão completamente sem previsão de serem pagos.
No Rio Grande do Sul e em Sergipe, o 13º será pago somente por meio de empréstimo pessoal. A situação é pior em estados como Rio Grande do Norte, Tocantins e Minas Gerais, em que não existe nenhuma previsão para a quitação do 13º dos servidores.
Situação fiscal e Transparência
O Tesouro Nacional divulgou, no começo deste mês, as notas de capacidade de pagamento de Estados obedecendo à metodologia que combina três indicadores: endividamento, poupança corrente e liquidez. Segundo esses critérios, o Maranhão aparece com nota ‘B’, a segunda melhor do levantamento. Os dados desmontam um factoide que é quase que um mantra da oposição sarneysista, de que a ex-governadora Roseana entregou o Maranhão com contas equilibradas em 2014.
De acordo com os novos critérios do Tesouro, só quem receber nota A ou B poderá receber crédito da União. Se recebesse o governo com a nota da sua antecessora, Flávio Dino não poderia ter acesso à crédito junto a União. Levantamento também foi notícia na coluna radar, de Veja (confira).
No quesito transparência, um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostra que, entre os Estados brasileiros, o Maranhão é exceção na transparência com as informações públicas. Entre as medidas citadas, está a criação da Secretaria de Transparência e Controle, em 2015. De acordo com o texto, os Estados ainda precisam avançar na transparência da gestão.
"No entanto, alguns líderes pensam diferente. Tomemos como exemplo o caso do atual governador do Maranhão, Flávio Dino", escrevem os autores. "Ao assumir o cargo em janeiro de 2015, Dino criou a Secretaria de Transparência e Controle, aprovou a regulamentação da lei federal de AI [Acesso à Informação] e inaugurou um portal da transparência", acrescenta o texto (confira aqui no final da página 2 e na página 3 do estudo).
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
Comentários
Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247