Flávio Dino: Maranhão tem 96% de adesão ao selo Unicef

Durante evento em Belém, no Pará, o governador Flávio Dino disse que 208 municípios do Maranhão já aderiram ao Selo Unicef, uma certificação internacional que impulsiona políticas públicas para crianças e adolescentes; “Acreditamos muito no Selo Unicef. Conseguimos adesão quase unânime no Maranhão”, disse o governador, acrescentando que a meta é atingir os 100%

Governador participa de encontro do Unicef no Pará. Fotos: Antônio Silva/Agência Pará
Governador participa de encontro do Unicef no Pará. Fotos: Antônio Silva/Agência Pará (Foto: Voney Malta)


✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Maranhão 247 - O governador Flávio Dino disse nesta quarta-feira (24) que 208 municípios do Maranhão já aderiram ao Selo Unicef, uma certificação internacional que impulsiona políticas públicas para crianças e adolescentes. O anúncio foi feito durante evento do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Belém, Pará.

A adesão vem sendo estimulada pelo Governo do Maranhão. O número alcançado até agora representa 96% das 217 cidades maranhenses. “Acreditamos muito no Selo Unicef. Conseguimos adesão quase unânime no Maranhão”, disse o governador, acrescentando que a meta é atingir os 100%.

Flávio Dino esteve na abertura do “3º Encontro de Articuladores Estaduais da Agenda Criança Amazônia: Construindo Caminhos para a realização do Selo Unicef”. O evento também contou com a participação do governador do Pará, Simão Jatene, e da representante do fundo no Brasil, Florence Bauer, entre outros participantes.

continua após o anúncio

Para reforçar a importância que o Selo Unicef tem, Flávio Dino levou representantes de seis secretarias estaduais para o encontro: Educação, Saúde, Governo, Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Articulação de Políticas Públicas.

Salto

continua após o anúncio

Marcos Pacheco, secretário de Articulação das Políticas Públicas, contou que os índices anteriores de adesão no Maranhão ficavam em torno de 60%. O resultado atual representa um grande salto, acrescentou. “O principal objetivo é levarmos para os municípios a ferramenta Unicef, que simplifica os indicadores e qualifica os processos de execução das tarefas do dia a dia da gestão pública com relação à proteção integral da criança”, disse.

“A nossa busca deve ser cada vez mais no sentido da felicidade dessas crianças e adolescentes”, afirmou Simão Jatene, governador do Pará. Para ele, este é um tema que não pode estar ausente: “Não é possível construir uma sociedade melhor se as nossas crianças e adolescentes não forem os grandes protagonistas desse processo”.

continua após o anúncio

A representante do Unicef, Florence Bauer, destacou o papel dos governadores na luta pela maior adesão possível ao selo. “Fiquei muito feliz de ver a expansão do número de municípios desde a minha última visita”, disse, acrescentando que são 600 adesões na Amazônia Legal, cerca de 80% do total.

O representante das crianças e adolescentes, João Lucas, afirmou que o governo e a sociedade civil “são o caminho para que as crianças tenham acesso às políticas públicas”.

continua após o anúncio

Escola Digna

O governador Flávio Dino falou, também, sobre o papel do Escola Digna para a juventude. O programa vem construindo, reconstruindo e reformando centenas de escolas no Maranhão. Colégios de taipa e sem banheiro têm sido substituídos por prédios adequados de alvenaria.

continua após o anúncio

Flávio Dino afirmou que faz questão de estar presente nas entregas das escolas. “Eu vou para mostrar para aqueles pequenos cidadãos e cidadãs que eles são de fato cidadãos, que eles têm direito. São algumas dezenas de crianças, mas são com dezenas de crianças que você atinge milhões de pessoas”, acrescentou o governador.

Segurança

continua após o anúncio

A convite do prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, Flávio Dino também participou do Colóquio Metropolitano de Gestão Estratégica. Ele falou sobre o Pacto Pela Paz – um conjunto de ações de combate à violência no Maranhão – e ressaltou que, embora seja fundamental investir em equipamentos de segurança, a questão social ainda é o principal desafio a ser enfrentado.

“Nós temos que perseverar nesse caminho. Não existe outro caminho”, afirmou, referindo-se ao reforço na segurança pública e à prioridade para a educação e o social

continua após o anúncio

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Comentários

Os comentários aqui postados expressam a opinião dos seus autores, responsáveis por seu teor, e não do 247

continua após o anúncio

Ao vivo na TV 247

Cortes 247